Prefeitura adota medidas de segurança para sepultamentos em cemitérios

ASCOM
Publicado 06/05/2020 04:05:35

Desde o início da pandemia decorrente do Covid-19, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp) vem adotando medidas de segurança para evitar aglomerações e minimizar os riscos de proliferação do novo coronavírus nos cemitérios públicos. A medida temporária segue as determinações estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, a fim de resguardar os familiares e amigos.

De acordo com a Sesp, durante o velório, o caixão deverá permanecer fechado para ninguém tenha contato com o corpo. O protocolo é válido independente da causa da morte, ficando facultativo aos familiares o sepultamento ou cremação do corpo. Nos casos em que o motivo do falecimento for por Covid-19, o enterro deverá ser realizado em até 24 horas.

Ao todo, o município dispõe de sete cemitérios entre sede e costa, localizados na Gleba C; em Parafuso; na Gleba H; Vila de Abrantes; Arembepe; Monte Gordo e Barra do Pojuca.

“Compreendo que é muito delicado e doloroso perder um ente querido, mas neste momento precisamos tomar algumas medidas preventivas para que não ocorra a transmissão do vírus. Então, é preciso evitar o contato com o corpo e peço a compreensão dos familiares que não peçam para abrir as urnas funerárias e sigam as orientações em prol do bem-estar de todos”, ressalta o titular da pasta, Armando Mansur.

A realização dos sepultamentos deverá ocorrer em um espaço amplo e ventilado. O secretário da Sesp, Armando Mansur, reforça ainda que “apesar de o decreto municipal permitir a participação de um número maior, o ideal é que no máximo 10 pessoas participem da cerimônia, que também deve ser breve, preferencialmente num espaço de tempo de aproximadamente 10 minutos, e sempre respeitando o distanciamento social e o uso da máscara de proteção facial. É importante salientar que também deve ser evitada a participação de pessoas que fazem parte do grupo de risco, a exemplo dos idosos, crianças e gestantes”, concluiu.

Prefeitura adota medidas de segurança para sepultamentos em cemitérios

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de março de 2021

Com participação de Elinaldo em reunião, governador decide ampliar medidas restritivas em toda RMS

Com participação de Elinaldo em reunião, governador decide ampliar ...

Nota de pesar pelo falecimento de Ubiramar de Araújo

Nota de pesar pelo falecimento de Ubiramar de Araújo

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.