Prefeito vistoria atendimento em unidades de saúde

ASCOM BOT
Publicado 23/03/2018 08:03:37

Um dia dedicado a vistoria e atendimento de saúde ofertado à população de Camaçari, assim foi a blitz realizada nesta sexta-feira (23/03), pelo prefeito Elinaldo Araújo, em parte das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Uma comitiva de secretários e vereadores acompanhou o chefe do Executivo.

A primeira a ser inspecionada foi a UPA Gleba A/Gravatá, onde o fluxo de atendimento é grande. No entanto, com a mudança da enfermaria pediátrica para o PA Nova Aliança, os leitos serão destinados ao atendimento de adultos. A manutenção de algumas áreas e a necessidade de ampliação do local foi pontuada pela gerente Daniela Santana, que ouviu uma resposta positiva do prefeito, que pretende realizar com urgência obras simultâneas nas unidades de saúde, contemplando a UPA da Gleba A com ampliação de leitos. Além disso, o prefeito garantiu aumentar a equipe com mais 2 médicos. “Acredito que assim a UPA vai estar mais preparada para atender a demanda do município”, pontuou.

O PA Nova Aliança, localizado no Phoc I, onde está sendo construído o Centro de Referência Pediátrica da Bahia, também foi vistoriado. Na oportunidade, o prefeito cobrou da empresa responsável pela intervenção mais celeridade. “O que eu quero é que os prazos sejam cumpridos, pois a população não pode esperar afinal a doença não agenda dia para chegar”, disse.

Seguindo para a Costa de Camaçari, a UPA de Vila de Abrantes também passou por fiscalização. As demandas da população e estruturais da unidade foram passadas para o gestor pela enfermeira de plantão, Marize Tavares.  "É de suma importante a visita pra ver as deficiências e vivenciar os problemas diários e assim resolvê-los", disse a profissional.

Ainda no distrito, a Unidade Básica de Saúde (UBS) fez parte do roteiro, onde foi identificada a demanda reprimida do local. Investimentos na chamada ‘farmácia clínica’, que funciona a partir da orientação dos pacientes sobre o uso correto de medicamentos foi o foco da conversa entre os servidores e a comitiva. “O remédio cura, mas também adoece, por isso a importância de um trabalho educacional com a população", destacou a farmacêutica e bioquímica responsável pelo setor, Érica Sofia. O prefeito solicitou da direção da unidade a lista de exames e profissionais que faltam para sanar o problema o quanto antes.

Mesmo tendo uma estrutura nova, a UPA de Arembepe também fez parte da blitz. No local está sendo realizado um trabalho informativo de orientação à população, sobre como buscar o atendimento certo, desafogando assim a emergência. “Pretendemos multiplicar essa iniciativa, para que possamos prestar um atendimento de melhor qualidade ao cidadão”, exaltou o secretário da Saúde, Elias Natan. Ainda na oportunidade, o prefeito Elinaldo se reuniu com os servidores efetivos para mostrar a realidade das contas da prefeitura e pedir mais empenho e dedicação dos profissionais.

Para finalizar o dia de visitas, Elinaldo pontou a importância do trabalho conjunto entre todas as unidades e a necessidade de potencializar a atenção básica. “Não podemos consertar as coisas do final para o início, temos que começar pelo atendimento básico, pois só assim vamos chegar a um serviço de saúde de excelência. Para isso realizei essa blitz com o intuito de ouvir, ter noção do que precisa para então decidir o pacote de investimentos na área”.

Estavam presentes os vereadores Gilvan, Fafá de Senhorinho e Dedel, além da secretária de Infraestrutura, Joselene Cardim, e o subsecretário da saúde, Luiz Duplat.

Slideshow | 6 fotos

Prefeito vistoria atendimento em unidades de saúde

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 3 de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 3 de março de 2021

Vacinação contra Covid avançará para idosos de 80 anos acima

Vacinação contra Covid avançará para idosos de 80 anos acima

Sesp alerta sobre os cuidados com lixo doméstico durante pandemia

Sesp alerta sobre os cuidados com lixo doméstico durante pandemia

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.