Prefeito vai ao CAB intermediar questões que envolvem Shopping Busca Vida

ASCOM
ASCOM
Publicado 10/06/2019 09:06:06

Com o intuito de intermediar as questões que atualmente envolvem o Shopping Busca Vida – localizado na Estrada do Coco, em Vila de Abrantes, na Costa de Camaçari – o prefeito Elinaldo Araújo esteve nesta segunda-feira (10/6), na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Na oportunidade, o gestor municipal acompanhou a comissão formada por investidores, lojistas, salistas, advogados, além de moradores do entorno do centro de compras, que foram recebidos pelo vice-governador e também titular da pasta, João Leão.

Questões como a construção de retornos que facilitem o acesso ao shopping, nos dois sentidos, e o impasse com a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), que pretende leiloar o empreendimento, dentre outros assuntos, foram tratados na reunião.

Esta é a terceira vez que o prefeito se reúne com a comissão na tentativa de ajudar os envolvidos e, sobretudo, salvar o empreendimento. “Eu dei minha palavra a eles que faria o que estivesse
ao meu alcance para ampará-los. Prova disso é esse encontro institucional, com o governo estadual, para relatarmos os problemas e tentar encontrar uma solução em conjunto”, salientou.

O secretário João Leão se mostrou sensível e disposto a mediar junto com a Desenbahia sobre o caso. Ele ainda ficou de avaliar, com a equipe técnica especializada, a melhor forma de instalar os retornos no local.

O prefeito Elinaldo ratificou ao secretário a importância para a região, e ao município como um todo, de manter o empreendimento funcionado. “Nós, do Poder Público, precisamos evitar que um equipamento desse porte, no qual foram feitos investimentos altíssimos, por parte dessas pessoas, e que valoriza e viabiliza o desenvolvimento da região, seja fechado”, destacou.

Ao fim do encontro, ficou definido que enquanto a SDE realiza as devidas avaliações e mediações proposta, a Prefeitura de Camaçari irá, paralelamente, marcar um encontro entre a comissão e a Procuradoria Geral do Município para orientar quais caminhos jurídicos podem ser adotados para solucionar o impasse.

Os representantes da comissão saíram do encontro com um fôlego novo e esperançosos de que uma solução está perto de acontecer e, sobretudo, gratos ao prefeito Elinaldo por mais uma vez estar intermediando as negociações.

O vereador José Paulo Bezerra, popularmente conhecido com Zé do Pão, também esteve presente no encontro.

ENTENDENDA O CASO

O Shopping Busca Vida foi inaugurado em novembro de 2016, e já no ano seguinte teve algumas lojas fechadas, devido ao pouco fluxo de clientes e a inexistência de um setor administrativo no centro de compras. O empreendimento foi financiado com recursos obtidos da Desenbahia, após a realização de um grande estudo de viabilidade de construção e impacto na região.

O centro de compras conta com dois pavimentos e comporta até 100 lojas, sendo 50 no térreo, mais 50 no primeiro piso e a disponibilidade para a construção de mais 177 salas nos segundo e terceiro pisos. Por problemas contratuais de garantias, as empresas investidoras responsáveis por 50% do projeto ficaram impossibilitadas de continuar as obras nos andares superiores.

Diante da crise, a Desenbahia recebeu o Térreo do Shopping em Dação de Pagamento do Financiamento em dezembro de 2017 e se comprometeu a alavancar a operação. De acordo com informações dos investidores, a agência colocou o shopping a leilão, para venda do térreo, em maio de 2018.

Ainda foi proposto pela Desenbahia, como forma de tentar impulsionar o empreendimento, a instalação de um SAC no shopping e de uma Central de Atendimento Municipal (CAM) no local.

Slideshow | 2 fotos

Prefeito vai ao CAB intermediar questões que envolvem Shopping Busca Vida

Mais Notícias

Até 2020: Camaforró encerra palco principal relembrando estilos clássicos

Até 2020: Camaforró encerra palco principal relembrando estilos clá...

Ambulantes e barraqueiros comemoram lucro no Camaforró 2019

Ambulantes e barraqueiros comemoram lucro no Camaforró 2019

Segunda noite do Camaforró é sucesso

Segunda noite do Camaforró é sucesso

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.