Com vistas ao desenvolvimento do projeto de expansão da graduação e da pós-graduação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Camaçari, dirigentes da instituição estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (28/3) com o prefeito Elinaldo Araújo. O intuito do encontro foi reivindicar, dentro do convênio já existente com o município, a cessão de uma área no centro da cidade para ampliar as ofertas de cursos, bem como das demais atividades ofertadas pela unidade de ensino superior.
O prefeito Elinaldo Araújo se mostrou aberto a atender a demanda da UNEB. “É público e notório todos os esforços que a administração pública está fazendo para ampliar o ensino superior no município, no que diz respeito à instalação de universidades públicas e privadas na cidade. Se a instituição tem interesse em expandir os trabalhos, nós temos ainda mais em poder proporcionar a ofertar de cursos, o que vai impactar diretamente nas opções de escolha dos jovens do município”, destacou.
Ainda de acordo com o gestor municipal, o encontro com os representantes da UNEB mostra a confiança depositada na administração municipal. “Já temos algumas áreas previstas para cessão. No entanto, precisam passar por apreciação do ponto de vista físico e jurídico”.
De acordo com o reitor da UNEB, José Bites de Carvalho, ter o campus na parte central da cidade é uma reivindicação antiga da instituição. A intenção é, sobretudo, facilitar a acessibilidade dos estudantes da instituição.
Em Camaçari, a UNEB funciona há 20 anos, em uma das vias de acesso a cidade, na Rodovia BA-512, s/n, bairro Santo Antônio. O Departamento de Ciências Humanas e Tecnologia (DCHT) do Campus XIX, em Camaçari, oferta os cursos de graduação em Ciências Contábeis, Direito e Pedagogia, além de um Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento.
A diretora do DCHT do Campus XIX da UNEB, professora Kátia Silene Albuquerque, falou que o local onde a instituição funciona atualmente tem limitação do espaço, pois já comporta três cursos. “Para que possamos concretizar a ampliação que pretendemos, precisamos de uma área mais ampla”, salientou.
Ainda participaram da reunião o vice-prefeito José Tude, a secretária da Educação, Neurilene Martins, o subprocurador do Município, Bruno Helásio, além do relator da Comissão de Educação e Assistência Social da Câmara de Vereadores, Flávio Matos.