Prefeito participa de mais uma reunião com governador

ASCOM
Publicado 10/07/2020 09:07:45

No fim da tarde desta sexta-feira (10/7,) o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, participou de reunião por videoconferência com o governador Rui Costa. O encontro contou com a participação de prefeitos dos municípios com mais de 40 casos ativos e alta taxa de crescimento do Covid-19 nos últimos cinco dias.

Na oportunidade, ficou acordado a renovação, neste sábado (11/7), do decreto que determina a restrição de locomoção noturna e que proíbe a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 18h às 5h, por mais sete dias, com validade até 19 de julho. Ainda serão incluídas as cidades de Terra Nova, Vera Cruz, Mata de São João e Pojuca e o sistema de delivery poderá funcionar até 0h em toda região. Mais detalhes do decreto estadual serão divulgados neste sábado, quando também será publicado um documento municipal.

O prefeito Elinaldo Araújo não tem medido esforços para o enfrentamento ao novo coronavírus no município, como por exemplo: criou unidades de atendimento exclusivas, com leitos próprios de UTI, instituiu toque de recolher, ampliou a testagem da população e idealizou o comitê formado por gestores da Região Metropolitana da Salvador (RMS), que busca discutir e alinhar as medidas adotadas.

“Publicamos uma lei ontem (9/7) de implantação de mais uma medida de contenção da curva de crescimento dos casos do novo coronavírus, que permite que a destinação de recursos para pagamento de auxílio financeiro para moradores do município que estejam infectados e que aceitem ser hospedados nos Centros de Acompanhamento Clínico do Estado da Bahia. O documento ainda garante devido isolamento e o necessário suporte social para os pacientes em situação de vulnerabilidade”, destacou o prefeito Elinaldo.

O governador da Bahia, Rui Costa, destacou o crescimento rápido dos casos nos últimos dias e pontuou que caso continuasse, todos os esforços já realizados seriam desperdiçados. Ele ainda pontuou sobre as dificuldades enfrentadas, mas que a fiscalização é necessária.

Para traçar as estratégias, uma série de reuniões já foi realizada: o 1º Encontro de Prefeitos e Prefeitas da RMS aconteceu no dia 2 de julho, na Prefeitura de Camaçari; uma virtual com o governador Rui Costa, no dia 3 de julho; e o 2º Encontro de Prefeitos e Prefeitas da RMS, na última quinta-feira (10/7), em Simões Filho. A próxima reunião está agendada para a próxima quinta-feira (16/7), em Lauro de Freitas.

A proposta do comitê é disponibilizar os 80 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Metropolitano, que será inaugurado, em Lauro de Freitas, para acolhimento dos pacientes em estado grave por coronavírus. Com essas vagas, haverá uma maior tranquilidade em implantar a primeira fase do protocolo de retomada da economia de forma segura para a população. O que já foi avaliado pelo governador que decidiu observar a curva de casos e internações essa semana, e caso a curva saia do controle poderá abrir com leitos exclusivos para Covid-19.

Estavam presentes os prefeitos: de Cachoeira, Tato; de Candeias, Dr. Pitágoras; de Conceição do Almeida, Ito de Bega; de Dias D’Ávila, Jussara; de Itaparica, Prof. Marlylda,; de Lauro De Freitas, Moema Gramacho; de Madre De Deus, Jailton Polícia; de Mata De São João, Marcelo Oliveira; de Maragogipe, Vera da Saúde; de Muritiba, Danilo de Babão; de Pojuca, Duda Leite; de Santo Antônio De Jesus, Rogério Andrade; de São Francisco Do Conde, Dr. Evandro; de São Sebastião Do Passé, Dr. Breno; e de Vera Cruz, Vinicius.

Do governo estadual, ainda participou, a subsecretária de Saúde, Tereza Cristina, o secretário de Relações Institucionais e Chefe de Gabinete, Jonival Lucas, a diretora de Vigilância Epidemiológica, Marcia São Pedro, e o coordenador de Vigilância Epidemiológica, Ramon Saavedra.

Mais Notícias

Distrito de Vila de Abrantes recebe mais de 100 novos braços de iluminação

Distrito de Vila de Abrantes recebe mais de 100 novos braços de ilu...

Governo autoriza circulação do transporte intermunicipal em Camaçari

Governo autoriza circulação do transporte intermunicipal em Camaçari

Sesau abre processo para castração de cães e gatos

Sesau abre processo para castração de cães e gatos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.