Prefeito participa da abertura da conferência

ASCOM BOT
Publicado 14/09/2015 08:09:17

O prefeito Ademar Delgado participou da abertura da 1ª Conferência Intermunicipal de Políticas para as Mulheres em Camaçari, cujo tema é Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres. Na ocasião, o gestor do Município destacou a importância do evento para a busca de mais espaço, empoderamento, equidade e reconhecimento que as mulheres merecem.

Durante a abertura da conferência, realizada na tarde desta segunda-feira (14/09), no Teatro Cidade do Saber, a secretária da Mulher, Miriam Bitencourt, falou sobre as conquistas das mulheres, como a Lei Maria da Penha, e sobre o momento que, segundo ela, “é de avaliar avanços e definir os próximos passos para alcançarmos à plena e efetiva igualdade de gênero”. A presidente do Conselho Municipal dos Diretos das Mulheres, Cristiane Santos Kiazala, destacou a necessidade das políticas serem realizadas de acordo a pluralidade das mulheres.

A palestra magna tratou do tema do evento e foi realizada pela coordenadora geral de Ações Preventivas e Garantias de Direitos da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Terezinha Gonçalves, que destacou o lugar da mulher na política. “A mulher tem grande poder de mobilização. É preciso que a revolução aconteça dentro da gente. Já que somos maioria, não tem justificativa para que não elejamos mais mulheres”.

A estudante de psicologia, Larissa Gomes, de 19 anos, participou do evento por se preocupar com as políticas públicas direcionadas às mulheres. “Acho que a gente tem de participar para adquirir conhecimento e por ser um assunto do nosso dia a dia”, disse.

No primeiro dia da conferência foi feita a leitura e aprovado o Regulamento Interno da etapa intermunicipal da conferência. A programação segue até terça-feira (15/09), quando acontecem as discussões de quatro eixos, Contribuição dos Conselhos de Direitos da Mulher e dos Movimentos Feministas e de Mulheres para a Efetivação da Igualdade de Direitos e Oportunidade, As Estruturas Institucionais e Políticas Públicas Desenvolvidas para Mulheres no Âmbito Municipal, Estadual e Federal: Avanços e Desafios, O Sistema Político com Participação das Mulheres e Igualdade e Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres.

Do evento sairão propostas e os 18 delegados que irão representar Camaçari na IV Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que acontece de 4 a 6 de novembro, em Salvador.

A abertura da conferência contou com a apresentação do grupo cultural Espermacete e da declamação da poesia Ser Mulher, feita pela estudante do 9° ano do Colégio Municipal Professora Lidia Coelho Pinto, de Arembepe, Débora Monize, de 15 anos. Escrita pela professora de Língua Portuguesa, Mônica Bispo, a poesia fala sobre o que é ser mulher e negra na sociedade e a forma de superar o machismo e o preconceito.

1ª Conferência Intermunicipal de Políticas para as Mulheres em Camaçari é realizada pela Prefeitura, através da Semu (Secretaria da Mulher), e em articulação com o Conselho dos Direitos da Mulher de Camaçari. Participaram do evento representantes da sociedade civil organizada, do poder público e representantes de sete dos 10 municípios inclusos no Território de Identidade da Região Metropolitana, que são Camaçari, Dias D´Ávila, Salinas da Margarida, Itaparica, Vera Cruz, Candeias e Madre de Deus.

PRESENÇAS

Estiveram presentes no evento a vice-prefeita, Maria do Carmo Siqueira, a primeira-dama do Município, Edyla Chagas, os secretários de Governo, Jailce Andrade, da Administração, Lezineide Andrade, do Desenvolvimento Urbano, Ana Lúcia Costa, da Saúde Washington Couto, do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Luis Orlando, do Desenvolvimento Social, Mozart Vivas, da Educação, Márcio Neves, e da Cultura, Vital Vasconcelos, além do ouvidor, Temistocles Mattos.

Prestigiaram também a abertura da conferência o vereador, Elias Natan (PV), a representante da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, Carla Ramos, a diretora da Cidade do Saber, Ana Lúcia Silveira, além de representantes da Polícia Militar, da OAB, de partido político e associações.

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira – 15/09

8h – Palestras por eixos e Grupos de Trabalho

10h30 – Coffee break

10h30 – Grupo de Trabalho

12h30 – Almoço

14h30 – Plenária para aprovação de propostas dos Grupos de Trabalhos  – Eleição de delegadas

17h – Encerramento: pronunciamentos finais

17h30 – Coffee Break

Slideshow | 9 fotos

Prefeito participa da abertura da conferência

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de março de 2021

Camaçari fecha 2020 com superávit de R$ 61 Milhões

Camaçari fecha 2020 com superávit de R$ 61 Milhões

Secult oferta atendimento para comunidades da costa e zona rural

Secult oferta atendimento para comunidades da costa e zona rural

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.