Prefeito entrega USF requalificada e cadeiras de rodas

ASCOM BOT
Publicado 09/10/2017 01:10:22

Promover o bem-estar e garantir direitos à população são compromissos da Prefeitura de Camaçari que, diariamente, desenvolve ações e projetos que se revertem em melhorias e benefícios para os cidadãos. Prova disso, foi a doação de nove cadeiras de rodas a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município, feita nesta segunda-feira (9/10), durante a entrega da Unidade de Saúde da Família (USF) do Novo Horizonte, totalmente requalificada.

“Aqui é uma festa dentro de outra. Além da população comemorar conosco as intervenções feitas na USF do bairro, celebra também a melhoria de vida de nove cadeirantes que agora tem o direito a locomoção assegurado”, declarou o prefeito Antonio Elinaldo, que durante o discurso também fez importantes considerações: “ser autoridade não é ser autoritário e por isso é necessário ouvir a população. O povo me trouxe até aqui e a melhor forma de responder a essa confiança é trabalhando muito e fazendo os investimentos certos e com transparência”, finalizou.

O secretário da Saúde, Elias Natan, falou dos esforços feitos para a requalificação desta e de tantas outras unidades de saúde do município. “Nosso objetivo é oferecer um serviço de saúde de qualidade para a população e essa entrega reflete bem isso”, colocou ,ao lembrar que até o final do mês a unidade terá a farmácia reativada.

 No posto foram feitos serviços de hidráulica e elétrica, manutenção do telhado, reforma da casa de acondicionamento temporário do resíduo hospitalar, manutenção do piso, reparo em pontos de infiltração e pintura geral.

A unidade é responsável por atender cerca de 8 mil pessoas por mês, entre moradores do Novo Horizonte e da Maria Meire. No local são oferecidos serviços diversos, entre eles planejamento familiar, atendimento à gestante, visita domiciliar, atendimento à criança, adulto e idoso, realização de preventivo, teste do pezinho, curativos e vacinação. Na unidade é possível realizar também marcações de consultas e exames.

Os serviços são prestados por duas equipes de saúde da família compostas médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agente comunitário de saúde, além de uma equipe de saúde bucal composta por odontólogo e auxiliar de saúde bucal.

A USF está entre as 17 unidades previstas para serem beneficiadas com a ação de melhorias até o final do ano. As USF’s de Burissatuba, Parafuso e Caminho do Mar, além da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Gleba “E” e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) já foram contemplados com obras de melhorias.

CADEIRAS DE RODAS

As nove cadeiras de rodas entregues na manhã desta segunda-feira fazem parte do total de 17 que serão doadas a usuários do SUS de Camaçari. Das entregues hoje, estão as de modelos simples e com elevação. Os equipamentos restantes estão sendo fabricados, pois são  especiais, feitos sob medida e devem ser entregues em novembro.

As cadeiras foram adquiridas com recursos municipais e doadas pela Secretaria da Saúde (Sesau) por meio do Centro Especializado em Atendimento Social de Usuário SUS (Ceasus), que é vinculado ao Centro Multiprofissional de Reabilitação Física (Cempre).

A boa notícia é que ainda este ano uma nova remessa de cadeiras de rodas será disponibilizada para doação. Essa será fruto de recursos municipal e federal. Além das cadeiras, uma série de outros itens como muleta, cama hospitalar, órteses, próteses, aparelhos auditivos e óculos vão ser adquiridos pela Sesau. Um processo licitatório já está em andamento para possibilitar a compra dos materiais.

A diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade (Dmac), Elaine Teixeira, orienta que os pacientes interessados procurem o Ceasus, que fica no Cempre, localizado ao lado da Central de Regulação e atrás do Supermercado Bompreço. As pessoas devem apresentar RG, comprovante de residência recente, cartão do SUS e relatório médico que ateste a necessidade do paciente. “A intenção é que as pessoas já possam iniciar o processo, pois as informações passarão por análise e uma assistente social fará o acompanhamento e visita domiciliar”, explicou ela.

 Cleber dos Santos Alves, 30 anos, morador do bairro Triângulo, foi um dos beneficiados com a entrega das cadeiras de roda. “Ações como esta fazem muita diferença na vida de pessoas com deficiência, pois elevam a autoestima uma vez que ganham autonomia para se locomover”, declarou ao acrescentar que ficou muito tempo sem poder sair de casa, pois o equipamento que tinha quebrou.

Slideshow | 4 fotos

Prefeito entrega USF requalificada e cadeiras de rodas

Mais Notícias

Escuta especializada está suspensa em Camaçari

Escuta especializada está suspensa em Camaçari

Prefeitura continua entregando benefícios sociais

Prefeitura continua entregando benefícios sociais

Moradores do bloco 19 do conjunto Lucaia voltam a ocupar imóveis

Moradores do bloco 19 do conjunto Lucaia voltam a ocupar imóveis

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.