Prefeito e vereadores avaliam greve

ASCOM BOT
Publicado 10/03/2015 01:03:32

Em Camaçari, a expectativa do Executivo e do Legislativo é de que a paralisação dos professores seja encerrada amanhã (11/03), para quando está marcada assembleia-geral da categoria. Na manhã desta terça-feira (10/03), o prefeito Ademar Delgado esteve reunido por mais de 2 horas com 17 dos 19 vereadores que compõem a Câmara Municipal, com os quais discutiu a situação e meios para definir os caminhos capazes de normalizar a situação na educação.

O otimismo do prefeito e dos vereadores com a imediata volta às aulas reside no fato de que as duas pendências do Acordo Coletivo do ano passado, utilizadas pelos professores para deflagrar a paralisação, já foram resolvidas pela Prefeitura. Portanto, não há mais razões para a continuidade do movimento grevista.

Uma das pendências era o enquadramento de 20 para 40 horas. Decreto assinado ontem por Ademar Delgado já enquadrou 403 profissionais da educação. Os pouco mais de 200 restantes serão enquadrados nos próximos dias, apesar de o prazo combinado ter sido de um mês.

No caso da segunda pendência, correspondente ao incentivo de docência, também já está encaminhada a resolução. Os 17 vereadores se comprometeram com o prefeito em aprovarem a lei em caráter de urgência urgentíssima. O Executivo vai enviar a matéria ainda hoje para o Legislativo, a leitura do texto está confirmada para quinta-feira (12/03) e a votação em dois turnos na terça-feira da próxima semana.

Com a resolução das duas pendências do ano passado, abre-se o caminho para governo e professores retomarem imediatamente as negociações para o Acordo Coletivo de 2015. O prefeito garantiu aos vereadores que a Prefeitura vai assegurar o cumprimento do piso.

PRESENÇAS

Além do prefeito e da vice-prefeita Carmem Siqueira, participaram da reunião os secretários da Educação, Márcio Neves, de Governo, Sérgio Paiva, de Administração, Lezineide Andrade, da Fazenda, Camilo Pinto, de Relações Institucionais, Demetrius Moura, o coordenador de Comunicação, Rogaciano Medeiros, mais os vereadores José Marcelino Filho (PT), presidente da Câmara Municipal, Gilvan Souza (PT), líder do governo, Wilton de Ferrinho (SD), Otaviano Maia (PT), Oziel Araújo (PT), Neilton Silva (PSB), Elias Natan (PV), Jackson Josué (SD), Jair Costa (PRB), Oto Maia (PSD), Sessé Abreu (PRTB), Zé do Pão (PTB), João da Galinha (PRTB), Jorge Curvelo (DEM), Antônio Falcão (DEM), Patrícia Oliveira (PT) e Júnior Borges (DEM). 

Foto: Adenilson Nunes

Reunião discute paralisação de professores municipais -

Mais Notícias

Camaçari publica decreto com restrições para o fim de semana

Camaçari publica decreto com restrições para o fim de semana

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de fevereiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de fevereiro de 2021

Ação de fiscalização no combate à Covid é intensificada pela Sedur e STT

Ação de fiscalização no combate à Covid é intensificada pela Sedur ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.