Prefeito comemora reabertura do Centro Comercial ao lado dos permissionários

ASCOM
Publicado 20/03/2019 05:03:24

Com faixa e gritos de agradecimento, o prefeito Elinaldo Araújo foi recepcionado no Centro Comercial de Camaçari, no primeiro dia de funcionamento após a reabertura, nesta quarta-feira (20/3). Muito emocionado, o gestor municipal percorreu cada espaço do lugar, conversou, ouviu os permissionários e falou sobre o trabalho realizado para que os feirantes pudessem voltar ao trabalho e sobre os novos projetos para o espaço.

“Quando fecha a feira é um transtorno imenso para as pessoas. A minha emoção é porque vivi aqui 25 anos, aqui foi a minha segunda casa, faculdade e sabia da necessidade. O fundamental foi a união dos feirantes e todo empenho do governo, através da nossa Procuradoria, e a Câmara de Vereadores. Foi a união de todos que fez com que a feira fosse reaberta”, afirmou o prefeito Elinaldo.

O plano do governo municipal é requalificar a feira: cobrir as entradas, abrir mais portas, colocar mais escadas, trocar o telhado, dentre outras melhorias. Há ainda o diálogo com os açougueiros, para que se mudem para o local onde ficava a Cesta do Povo, e tentar movimentar mais o hortifruti e os cereais.

Segundo o gestor municipal, está em análise também a viabilidade jurídica de colocar energia solar, para o município não estar se onerando com a energia e os feirantes tenham a energia totalmente gratuita. Há a intenção também de cavar um poço artesiano, para resolver a questão da água. “Estamos estudando, porque na feira existe essa questão social, e nos organizando para tentar dar esse presente para os feirantes”, finalizou.

Crescida na feira, Terezinha Souza Oliveira, 43 anos, conseguiu criar seus filhos através do trabalho na bomboniere que tem no espaço. “Estou aliviada com a reabertura, porque a gente depende daqui. Esses dois dias fechados foram bem complicados, já que muitas pessoas dependem extremamente da feira, do que vende, e se não vende, não come”.

O comerciante Valdelito Carlos Santiago, 38 anos, conhecido com Santiago Celulares, fez questão de agradecer publicamente. “Já estou trabalhando, está vendo? Não tem nada que dignifica mais o homem do que o trabalho dele. Muito obrigado! Estou falando de coração, como um pai de família que tem que ganhar o pão”.

 

ENTENDA O CASO

Após a decisão da 1ª Vara da Fazenda Pública da cidade de fechar a feira a partir da última segunda-feira (18/03), os procuradores do município ficaram de plantão no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Na terça-feira (19/3), o prefeito Elinaldo foi até Centro Comercial de Camaçari para aguardar o despacho. “Tínhamos certeza que a feira seria reaberta, porque não tinha nenhum motivo para fechar. Todos os itens exigidos pela Justiça, nós cumprimos. A questão é que existem alguns inadimplentes e, graças ao bom senso da desembargadora, a nossa feira está aberta, os feirantes estão se arrumando, felizes”, afirmou.

Como resultado do recurso apresentado, pela Procuradoria Geral do Município, ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a desembargadora do TJ-BA, Dra. Pilar Célia Tobio, emitiu parecer sobre o recurso de agravo de instrumento apresentado pela gestão municipal, dando razão à Procuradoria de que não existe motivo para o fechamento da feira, já que a Prefeitura vem promovendo diversas melhorias no sentido de obedecer as determinações do Ministério Público da Bahia (MP-BA), cumprindo com 90% das exigências determinadas pela Justiça, ou seja, sanando a quase totalidade dos problemas sinalizados.

A Justiça exige que o governo feche os boxes dessas pessoas inadimplentes e faça um edital para convocar novos permissionários. Será marcado um bate-papo com estes em busca do melhor caminho, para que eles possam trabalhar, além de buscar restabelecer o diálogo com o Ministério Público, com a Justiça, para que o Centro Comercial de Camaçari não volte a ser fechado.

Slideshow | 8 fotos

Prefeito comemora reabertura do Centro Comercial ao lado dos permissionários

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de março de 2021

Com participação de Elinaldo em reunião, governador decide ampliar medidas restritivas em toda RMS

Com participação de Elinaldo em reunião, governador decide ampliar ...

Nota de pesar pelo falecimento de Ubiramar de Araújo

Nota de pesar pelo falecimento de Ubiramar de Araújo

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.