Pré-conferência discute políticas públicas

ASCOM BOT
Publicado 25/08/2015 12:08:27

A primeira Pré-conferência de Políticas para as Mulheres em Camaçari aconteceu nesta terça-feira (25/08), na Cidade do Saber. Com o tema Mais direitos, participação e poder para as mulheres, o evento discutiu políticas públicas voltadas para a construção da igualdade e o fortalecimento dos direitos e deveres das mulheres.    

A secretária da Mulher, Miriam Bitencourt, destacou as ações desenvolvidas pela Secretaria, como o projeto Mulher Empreendedora e a criação do Comitê de Homens pelo fim da Violência Contra Mulher, e a necessidade de avaliar e propor novas políticas que possam fomentar a autonomia da mulher.

O agradecimento pelo empenho da Semu (Secretaria da Mulher) e o pedido para que as propostas atendam a todas as mulheres diante da diversidade presente no Município nortearam a fala da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Cristiane Santos Kiazala. “Esta é a oportunidade de dar a nossa cara à gestão pública”, finalizou.

A facilitadora da pré-conferência foi a assessora técnica da Fundação Pedro Calmon, vinculada a Secretaria Estadual da Cultura, Luciana Melo. A palestrante, que também é militante do Movimento de Mulheres e especialista em Políticas Públicas em Gênero e Raça, abordou o tema central e falou sobre os princípios norteadores de políticas para mulheres, como autonomia, igualdade efetiva, respeito à diversidade e conhecimento do público.

Os debates aconteceram em quatro eixos, Contribuição dos Conselhos dos Direitos da Mulher e dos Movimentos Feministas e de Mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades, Estruturas Institucionais e Políticas Públicas desenvolvidas para mulheres no âmbito Municipal, Estadual e Federal: avanços e desafios, Sistema político com participação das mulheres e igualdade e Sistema Nacional de Políticas para as mulheres.

Para a aposentada, Ana Maria Ferreira dos Santos, de 63 anos, é importante participar da pré-conferência por acreditar que “cabe a nós, mulheres, se posicionar melhor, já que muitas vezes nos calamos. Participar desta ação é uma forma de se fazer ouvir”, afirmou.

A segunda pré-conferência acontece quarta-feira (26/08), às 8h, na Escola Municipal Lídia Coelho, em Arembepe. A 1ª Conferência Intermunicipal de Políticas para as Mulheres em Camaçari acontece nos dias 14 e 15 de setembro, no Teatro Cidade do Saber, e envolve o Território de Identidade da Região Metropolitana, composto pelos Municípios de Camaçari, Dias D´Ávila, Salinas da Margarida, Itaparica, Vera Cruz, Candeias e Madre de Deus. Os eventos são realizados pela Prefeitura, através da Semu, em parceria com o CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher).

Slideshow | 4 fotos

Pré-conferência discute políticas públicas

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 avança para idosos de 79 anos acima neste domingo (7/3)

Vacinação contra Covid-19 avança para idosos de 79 anos acima neste...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de março de 2021

Com participação de Elinaldo em reunião, governador decide ampliar medidas restritivas em toda RMS

Com participação de Elinaldo em reunião, governador decide ampliar ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.