A primeira Pré-conferência de Políticas para as Mulheres em Camaçari aconteceu nesta terça-feira (25/08), na Cidade do Saber. Com o tema Mais direitos, participação e poder para as mulheres, o evento discutiu políticas públicas voltadas para a construção da igualdade e o fortalecimento dos direitos e deveres das mulheres.
A secretária da Mulher, Miriam Bitencourt, destacou as ações desenvolvidas pela Secretaria, como o projeto Mulher Empreendedora e a criação do Comitê de Homens pelo fim da Violência Contra Mulher, e a necessidade de avaliar e propor novas políticas que possam fomentar a autonomia da mulher.
O agradecimento pelo empenho da Semu (Secretaria da Mulher) e o pedido para que as propostas atendam a todas as mulheres diante da diversidade presente no Município nortearam a fala da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Cristiane Santos Kiazala. “Esta é a oportunidade de dar a nossa cara à gestão pública”, finalizou.
A facilitadora da pré-conferência foi a assessora técnica da Fundação Pedro Calmon, vinculada a Secretaria Estadual da Cultura, Luciana Melo. A palestrante, que também é militante do Movimento de Mulheres e especialista em Políticas Públicas em Gênero e Raça, abordou o tema central e falou sobre os princípios norteadores de políticas para mulheres, como autonomia, igualdade efetiva, respeito à diversidade e conhecimento do público.
Os debates aconteceram em quatro eixos, Contribuição dos Conselhos dos Direitos da Mulher e dos Movimentos Feministas e de Mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades, Estruturas Institucionais e Políticas Públicas desenvolvidas para mulheres no âmbito Municipal, Estadual e Federal: avanços e desafios, Sistema político com participação das mulheres e igualdade e Sistema Nacional de Políticas para as mulheres.
Para a aposentada, Ana Maria Ferreira dos Santos, de 63 anos, é importante participar da pré-conferência por acreditar que “cabe a nós, mulheres, se posicionar melhor, já que muitas vezes nos calamos. Participar desta ação é uma forma de se fazer ouvir”, afirmou.
A segunda pré-conferência acontece quarta-feira (26/08), às 8h, na Escola Municipal Lídia Coelho, em Arembepe. A 1ª Conferência Intermunicipal de Políticas para as Mulheres em Camaçari acontece nos dias 14 e 15 de setembro, no Teatro Cidade do Saber, e envolve o Território de Identidade da Região Metropolitana, composto pelos Municípios de Camaçari, Dias D´Ávila, Salinas da Margarida, Itaparica, Vera Cruz, Candeias e Madre de Deus. Os eventos são realizados pela Prefeitura, através da Semu, em parceria com o CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher).