Praças são prioridades na 1ª assembleia do OP

ASCOM BOT
Publicado 11/03/2009 06:03:22

As construções de equipamentos públicos de lazer e de praças foram eleitas prioridades na primeira assembleia da edição 2009 do Orçamento Participativo (OP), realizada na noite de terça-feira (10/03).

Participaram do debate, moradores dos bairros Vila Irmã Dulce, Gleba B, Natal, Parque Florestal, Alto da Cruz e Parque Satélite.

A construção do Posto de Saúde da Família (PSF) do Alto da Cruz, pavimentação, obra de contenção do morro do Alto da Cruz e construção do Centro Integrado de Educação Infantil dos bairros Parque Satélite e Natal também foram votadas como prioridades na assembleia.

As propostas apresentadas pela comunidade serão inseridas na Lei Orçamentária Anual para serem executadas no próximo ano.

Após as discussões sobre as necessidades dos bairros, foram eleitos os 11 delegados regionais. Os representantes da comunidade têm o compromisso de fiscalizar as ações do governo municipal, fazer cumprir o regimento do Orçamento Participativo e se reunir uma vez por mês com os conselheiros do OP para discutir as ações que estão sendo executadas.

Para cada 10 participantes da assembleia é definido um delegado. Os conselheiros são eleitos na segunda rodada, que começa em julho.

Na avaliação de Charles Emerson Ribeiro de Alencar, morador do bairro do Natal, o OP é de suma importância para a comunidade porque possibilita a participação do povo no governo. “Quero contribuir com a comunidade trabalhando, junto com a Prefeitura, na fiscalização das ações da administração”.

O encontro, realizado na escola Denise Tavares, contou com as presenças da vice-prefeita, Tereza Giffoni, dos secretários da Fazenda, Paulo César Gomes, da Habitação, Djalma Machado, de Relações Institucionais, Ademar Lopes.

Também participaram da primeira assembleia, o subsecretário do Desenvolvimento Urbano, Everaldo Siqueira, o diretor-presidente da Limpec, Domingos Barbosa, o ouvidor municipal, Antônio Cotrim, assim como o vereador Marcelino Filho (PT) e representantes das demais Secretarias Municipais.

Durante a abertura, foi esclarecido o que é o Orçamento Participativo e apresentado o cronograma de atividades para o ano de 2009. Em seguida, foram lembradas as prioridades definidas nas edições anteriores do OP e a situação atual de cada uma.

De acordo com o definido nas assembleias de 2008 para a região 1, este ano estão previstas as construções da praça com área de lazer no Parque Florestal, da ligação dos bairros Nova Vitória e Natal, via Maria Meire, e do canal do bairro Parque Florestal, além da extensão de rede elétrica no bairro do Natal.

PROGRAMAÇÃO
Mais duas assembleias regionais acontecem nesta semana. Nesta quarta-feira (11/03), a Escola Alberto Brandão, localizada no bairro da Gleba H, vai sediar a assembléia da região 2, a partir das 19h.

Participam os moradores dos bairros Camaçari de Dentro, Lama Preta, Gleba H, Vila da Paz, Buris Satuba, Santa Maria e Jaraguá.

Quinta-feira (12/03), é a vez da comunidade dos bairros Santo Antonio, Gleba A, Alto do Triângulo, Triângulo, Conjunto Viver Camaçari e Derba. A assembléia será na escola Edgar Santos, localizada no bairro da Gleba A, às 19h.

Ao término da primeira rodada das assembleias regionais, que prosseguem até o dia 07 de maio, serão iniciadas as assembléias temáticas para discutir cultura, esporte e lazer, desenvolvimento social e habitação, desenvolvimento urbano, educação, desenvolvimento econômico, industrial, comercial, agrícola e pesqueiro, assim como a saúde.

As assembleias temáticas serão realizadas de 13 a 27 de maio. A segunda rodada de assembleias 2009 está marcada para o próximo semestre

Foto: Agnaldo Silva

Primeira assembleia foi realizada no Denise Tavares -

Mais Notícias

Escuta especializada está suspensa em Camaçari

Escuta especializada está suspensa em Camaçari

Prefeitura continua entregando benefícios sociais

Prefeitura continua entregando benefícios sociais

Moradores do bloco 19 do conjunto Lucaia voltam a ocupar imóveis

Moradores do bloco 19 do conjunto Lucaia voltam a ocupar imóveis

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.