DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Camaçari ganha Casa Lar no sábado (16)
12/06/2018 15h27 - Atualizado em 13/06/2018 11h42
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Formato da Aldeia S.O.S foi base do projeto Casa Lar

A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), por meio da Coordenadoria de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, entrega neste sábado (16/6), às 9h, a Casa Lar de Camaçari, serviço de acolhimento para crianças e adolescentes que estão sob afastamento do convívio familiar por medida protetiva, emitida pelo poder judiciário, e cujas famílias ou responsáveis se encontram temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de proteção.

A iniciativa, que atende as orientações da Política Nacional de Assistência Social, é oferecida em uma unidade residencial, localizada em Jauá, e terá uma mãe social responsável pelos cuidados. O serviço deve se aproximar ao máximo da rotina em ambiente doméstico, além de favorecer o convívio familiar e comunitário dos acolhidos. O espaço tem capacidade para atender 10 jovens com idade até 18 anos incompletos. A medida protetiva é decida pelo poder judiciário, devendo ocorrer pelo prazo máximo de dois anos.

Para oferta do serviço, o município firmou parceria com a Organização Não Governamental Aldeias Infantis SOS Brasil. O convênio, avaliado em cerca de R$ 600 mil, foi firmado inicialmente por um ano.  O valor cobrirá todas as despesas para manutenção, tais como recursos humanos, alimentação, medicação, vestuário, material paradidático, recreativo, lúdico, custos operacionais e quaisquer outras despesas necessárias. Os acolhidos são acompanhados por uma equipe multiprofissional composta por coordenador, assistente social, psicólogo, bem como a cuidadora residente (mãe social) e sua substituta.

Anteriormente, as crianças ou adolescentes eram acolhidos em outro município. Com o reordenamento dos serviços de acolhimento, os mesmos passam a ser municipalizados. Para a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), Ilay Ellery, a implantação da Casa Lar é de extrema importância para Camaçari. “Estamos muito felizes, pois a Prefeitura de Camaçari, por meio desta conquista, finalmente está atendendo a um anseio antigo da população”, comentou.

 

ALDEIAS INFANTIS

Aldeias Infantis SOS Brasil é uma organização sem fins lucrativos, de promoção ao desenvolvimento social que trabalha desde 1949, na defesa, garantia e promoção dos direitos de crianças, adolescentes e jovens. No Brasil, os serviços são desenvolvidos em 24 programas presentes em 12 estados brasileiros e no Distrito Federal. Os programas atuam em duas frentes, a de acolhimento, com as Casas Lares, e a de fortalecimento familiar e comunitário. Atualmente, a ONG atende cerca de 5 mil jovens em situação de vulnerabilidade social.

 



Autor: Ascom/PMC

Notícias da Semana
PRINCIPAL OUVIDORIA DIÁRIO OFICIAL PORTAL DE COMPRAS Contra-cheque online Editais
Prefeitura de Camaçari: Rua Francisco Drumond, S/N, Centro Administrativo. CEP. 42.800-000
Camaçari - Bahia - Brasil - Tel +55 71 3621 6666
© 2018 Prefeitura Municipal de Camaçari - Desenvolvimento - Secad/CCTGI/GEPRO