ACESSIBILIDADE PARA TODOS
Operação da STT é validada por cadeirantes
17/05/2018 14h38 - Atualizado em 22/05/2018 11h17
Foto: Tiago Pacheco
Foto: Tiago Pacheco
Operação Acessibilidade para Todos

O andamento da Operação Acessibilidade para Todos – iniciativa que visa garantir que usuários com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida tenham direito a utilizar o transporte público coletivo com maior segurança e conforto - foi acompanhada de perto por instituições representativas de um dos públicos que mais precisa e utiliza o serviço, os cadeirantes do município.

Realizada pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), a ação está na segunda edição. Nesta oportunidade, foram alvo da operação os 43 ônibus da frota da Cooperativa de Transporte Alternativo e Empresarial de Camaçari (COOSTAC), que passaram por vistoria nos elevadores e demais itens de acessibilidade.

Para os presidentes da União das Pessoas com Deficiência de Camaçari (UDEC), Elenilson Santos, e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Jailson Silva, a iniciativa da prefeitura está de parabéns e mostra a sensibilidade da gestão pública com os usuários do serviço. Os representantes das instituições foram convidados pela STT para, além de validar a operação, buscar sanar as queixas.

Conforme Elenilson Santos essa é a primeira vez que as entidades são convidadas a participar de ações como essas, o que, segundo ele, é fundamental, pois a realidade e as dificuldades passadas no dia a dia são muitas.

Enquanto Jailson Silva destacou que é fundamental que os órgãos fiscalizadores participem dessas operações. Ente outras coisas, ele salientou a importância das empresas prestadoras do serviço capacitar motoristas e cobradores, além de ampliar a oferta de ônibus com acessibilidade. 

Realizada pela Gerência de Transporte Coletivo da STT, a operação ocorreu na manhã desta quinta-feira (17/5), no Terminal de Integração Rodoviária (TIR), localizado nas imediações da estação rodoviária. Na ocasião, os agentes detectaram irregularidades ou mau funcionamento dos equipamentos, em cerca de 10% dos veículos, os quais foram retirados de circulação e encaminhados à garagem para realizar os devidos reparos.

A intenção é de que todas as empresas que prestam o serviço de transporte público coletivo sejam vistoriadas. Na primeira edição, cerca de 70 ônibus das empresas como a Viação Cidade Industrial (VCI) e a Cooperativa União de Transportes (COPERUNIÃO) passaram pela vistoria.

A operação faz parte do cronograma das ações de rotina da STT e está sendo intensificada neste período em que acontece a campanha Maio Amarelo – movimento que visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.



Autor: Ascom/PMC

Galeria de Fotos

Notícias da Semana
PRINCIPAL OUVIDORIA DIÁRIO OFICIAL PORTAL DE COMPRAS Contra-cheque online Editais
Prefeitura de Camaçari: Rua Francisco Drumond, S/N, Centro Administrativo. CEP. 42.800-000
Camaçari - Bahia - Brasil - Tel +55 71 3621 6666
© 2018 Prefeitura Municipal de Camaçari - Desenvolvimento - Secad/CCTGI/GEPRO