COSTA DE CAMAÇARI
Litoral está preparado para o período de Carnaval
09/02/2018 08h53 - Atualizado em 09/02/2018 09h04
Foto: Gilliard Sanso
Foto: Gilliard Sanso
A Costa de Camaçari reserva belas praias e opções de lazer para os visitantes

Muitas pessoas aproveitam o período do Carnaval para fugir do agito e da folia momesca da capital e buscam outras opções de lazer e entretenimento. Nesse sentido, a Costa de Camaçari possui um destino diferenciado no Litoral Norte baiano, para agradar a gregos e troianos. Com vilas atrativas e agradáveis, praias paradisíacas e fascinantes, uma rede hoteleira diversa e de qualidade, excelentes opções de bares e restaurantes, além da diversidade cultural, ou seja, itens essenciais para garantir uma ótima estadia.

Trata-se de um imenso potencial turístico, praticamente inexplorado, que está preparado para atender a demanda, que, somente no verão, atrai 102.000 visitantes. Localizada a 10 quilômetros do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, a Costa de Camaçari oferece 42 quilômetros de litoral, que conta com mais de 30 praias em sua extensão.

Moradores, veranistas, turistas e visitantes têm à disposição belíssimas praias, como Busca Vida, Jauá, Arembepe, Barra do Jacuípe, Guarajuba e Itacimirim, ou ainda, opções de passeio pelo distrito de Vila de Abrantes, considerada uma das localidades mais antigas da Bahia.

A expectativa da rede hoteleira é de obter uma ocupação de 96% durante o período de Carnaval, entre os dias 8 e 14 de fevereiro. Composta por 66 meios de hospedagem, distribuída entre hotéis e pousadas, a maioria dos leitos está situada na orla.

Como opções de lazer, recreação e entretenimento, durante o período do Carnaval pode-se apreciar ainda projetos, como a Feira do Pôr do Sol e as Mostras Itinerantes, com apresentações de artistas locais, além da Aldeia Hippie, Projeto Tamar, igrejas históricas, terreiros de candomblé, apresentações de grupos culturais de dança e capoeira, dentre outros, ou, simplesmente, desfrutar de todo o sossego que a região proporciona.  

OPÇÕES DE LAZER

Busca Vida

Considerada uma das mais belas praias do Litoral Norte baiano, possui aproximadamente nove quilômetros de extensão. Seu clima agradável faz dessa praia uma ótima opção para todos os públicos. Conta com uma espaçosa faixa de areia avermelhada batida, seu mar é agitado, com boas ondas, onde muitos aproveitam para surfar. Cercada por grandes coqueiros, sua paisagem encanta seus visitantes, principalmente durante o pôr do sol. Possui certa infraestrutura, com algumas barracas que oferecem petiscos e bebidas. Esta praia fica num condomínio de acesso controlado aonde os veículos devem se identificar para poder ter acesso.

Vila de Abrantes

Trata-se de uma localidade histórica, antiga aldeia de Tupinambás e que os jesuitas colocaram o nome de Divino Espírito Santo, criada em 1558, apenas 9 anos depois da chegada da esquadra de Tomé de Souza e instalação do governo geral na Bahia. Por não ter acesso à praia, o local possui infraestrutura turística mais acanhada do que as demais citadas, mas vale muito dar uma passadinha na localidade para conhecer a vila, a igreja, as dunas da Área de Proteção Ambiental (APA), a pracinha e assim por diante.

Jauá

Com aproximadamente dois quilômetros de extensão, é conhecida por seu clima agradável e hospitaleiro. É uma das praias mais procuradas por jovens durante o verão, principalmente ao entardecer. A diversidade de bares e restaurantes em sua orla faz de Jauá uma boa opção para os que desejam ir à praia, sem abrir mão da comodidade de ter tudo perto. Conta com uma larga faixa de areia, o mar é calmo de águas transparentes, apresentando alguns arrecifes em sua extensão. É uma boa opção para famílias com crianças, que podem brincar na areia e tomar um delicioso banho de mar.

Arembepe

Considerada uma das praias mais famosas da Bahia, esse belo lugar costuma receber um grande número de turistas em todas as épocas do ano. De grande extensão, conta com uma boa faixa de areia dourada e fina, seu mar é azul, de águas cristalinas. Cercado por arrecifes, o mar que é levemente agitado se torna calmo, formando piscinas naturais. É um lugar também bastante frequentado por pescadores que moram na região. Por ser uma praia muito procurada, conta com uma boa infraestrutura, com quiosques, bares e restaurantes próximos. É uma boa opção para todos os públicos.

Barra do Jacuípe

Praia de grande beleza natural, Barra do Jacuípe é conhecida por ser o encontro do rio com o mar. Esse fenômeno faz dessa praia uma ótima opção para os que gostam de águas calmas e de temperatura amena. Cercada por coqueiros na maior parte de sua extensão, é um lugar ideal para os amantes da natureza e para a prática de esportes náuticos. É ainda procurada para camping e trilhas, além da pesca. Seu clima calmo faz desse pequeno paraíso uma das melhores opções para relaxar e repor as energias, seja fazendo uma caminhada ou tomando banho de mar. Conta com boa infraestrutura, com restaurantes e quiosques próximos.

Guarajuba

Uma das praias mais procuradas do Litoral Norte da Bahia, Guarajuba é conhecida por sua grande beleza e infraestrutura. Costuma receber muitos turistas durante a alta temporada, que aproveitam para relaxar e comer um petisco à beira-mar. Conta com uma larga faixa de areia dourada batida, o mar é calmo e de águas transparentes, propícios para crianças e idosos. Como na maior parte das praias da região, Guarajuba também é cercada por belos coqueiros que enfeitam sua paisagem. É uma boa opção para desfrutar de um agradável dia de folga sem abrir mão do conforto de estar perto de bares, restaurantes e pousadas.

Itacimirim

Conhecida por sua grande infraestrutura, essa praia é considerada um dos recantos do estado. Sua beleza e clima calmo fazem de Itacimirim um ótimo lugar para os que buscam sossego e belas paisagens. Possui uma estreita faixa de areia dourada batida, o mar é levemente agitado, muito propício para um refrescante mergulho. De boa extensão, coqueiros enfeitam sua orla que é ótima para uma caminhada ao entardecer. Conta com boa infraestrutura, com barracas que servem petiscos e bebidas, além de um grande resort que está instalado no local.

 



Autor: ASCOM/PMC

Notícias da Semana
PRINCIPAL OUVIDORIA DIÁRIO OFICIAL PORTAL DE COMPRAS Contra-cheque online Editais
Prefeitura de Camaçari: Rua Francisco Drumond, S/N, Centro Administrativo. CEP. 42.800-000
Camaçari - Bahia - Brasil - Tel +55 71 3621 6666
© 2018 Prefeitura Municipal de Camaçari - Desenvolvimento - Secad/CCTGI/GEPRO