AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Prefeitura celebra 25 anos de implantação da função
11/10/2017 15h57 - Atualizado em 16/10/2017 11h20
Foto: Kelvi Lima
Foto: Kelvi Lima
Abertura da formação

Reconhecido como o elo entre a comunidade e o serviço de atendimento, o Agente Comunitário de Saúde (ACS) é o profissional responsável por atuar na promoção e na prevenção da saúde, ao mapear e encaminhar pessoas à rede do município. A implantação da função em Camaçari completa, agora em outubro, 25 anos e ocorreu em 1992, na primeira gestão do atual vice-prefeito, José Tude, então prefeito na época.

Para marcar este momento tão importante, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), está promovendo um curso de capacitação com ênfase na “Saúde da mulher e da criança”. A abertura da formação, que beneficiará os 387 ACSs do município, ocorreu na manhã desta quarta-feira (11/10), no auditório da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizado na Rua do Migrante, Centro.

Na ocasião, os profissionais conheceram a metodologia da capacitação, que será dividida em três momentos e prossegue nos dias 16 e 17 de outubro (1ª turma), 24 e 25 de outubro (2ª turma) e 31 de outubro e 1º de novembro (3ª turma). Durante a formação, os ACSs receberam orientações acerca de temas, como Saúde da mulher, Parto humanizado e o preparo, Cuidados com o recém-nascido e o aleitamento materno, Crescimento e desenvolvimento da criança e a introdução da alimentação de maneira saudável.

O prefeito Antonio Elinaldo destacou que Camaçari, além de ser um dos pioneiros em implantar a função no município, foi uma das primeiras cidades do país a incluir os profissionais no quadro efetivo de servidores. “Este momento é de muita alegria. A contribuição dos agentes de saúde ao município deve ser exaltada e valorizada sempre. Pois, a estes profissionais compete sensibilizar, orientar, encaminhar e acompanhar as famílias e os indivíduos aos serviços de saúde. O trabalho desenvolvido está de parabéns”, concluiu o gestor.

Para o secretário da Saúde, Elias Natan, a qualificação dos servidores é fundamental para o bom andamento da gestão. “O que estiver dentro da nossa capacidade estaremos prontos para executar. Sabemos que tem uma área descoberta pelos profissionais em Camaçari, que chega perto dos 48%. No entanto, por entender a importância do trabalho desenvolvido e mesmo com todas as dificuldades, já estudamos a ampliação das equipes”, ressaltou o titular da pasta.

Em nome da presidente da Associação Municipal dos Agentes Comunitários de Saúde, Rita de Cássia Lima, a prefeitura homenageou todos os profissionais pelos 25 anos de exercício da função ao presenteá-la com um buquê de rosas. Bastante emocionada ela falou que a homenagem é mais do que justa. “A valorização do servidor serve como incentivo para escrevermos ainda mais páginas da nossa história no município”.

Os ACSs são vinculados às USFs (Unidades de Saúde da Família) e às UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Cada profissional atende até 750 pessoas por região. Para aumentar a eficiência do trabalho, eles atuam em bases geográficas definidas, que criam um vínculo maior com a população.

Em campo, os profissionais realizam prioritariamente ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e ações de vigilância à saúde, além de participarem, com as equipes de saúde e a comunidade, da elaboração, programação, avaliação e reprogramação do plano de ação local de saúde. 

Compete ao agente comunitário orientar e acompanhar famílias e grupos em domicílios e encaminhá-los aos serviços de saúde, realizar mapeamento e cadastramento de dados sociais, demográficos e de saúde, consolidar e analisar as informações obtidas, fazer programação, avaliação e reprogramação do plano de ação local de saúde, participar e mobilizar a população para as reuniões do Conselho de Saúde, identificar indivíduos ou grupos que demandem cuidados especiais, além de sensibilizar a comunidade para a convivência.



Autor: Ascom/PMC

Galeria de Fotos

Notícias da Semana
PRINCIPAL OUVIDORIA DIÁRIO OFICIAL PORTAL DE COMPRAS Contra-cheque online Editais
Prefeitura de Camaçari: Rua Francisco Drumond, S/N, Centro Administrativo. CEP. 42.800-000
Camaçari - Bahia - Brasil - Tel +55 71 3621 6666
© 2017 Prefeitura Municipal de Camaçari - Desenvolvimento - Secad/CCTGI/GEPRO