SETEMBRO AMARELO
Prefeitura apoia evento de prevenção ao suicídio
11/09/2017 16h07 - Atualizado em 12/09/2017 16h10
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio

O suicídio é um grave problema de saúde no mundo. Para chamar a atenção da população para o tema, a Prefeitura de Camaçari apoia uma importante iniciativa da Igreja Batista Missionária, localizada no bairro da Gleba “A”, que nos dias 14, 17, 24 de 30 de setembro desenvolverá uma série de atividades para marcar o Setembro Amarelo em Camaçari, campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, idealizada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) em conjunto com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Segundo a organização do evento, que é da Igreja Batista Missionária, a ação foi motivada pela necessidade de informar à população e de romper com a vergonha e o desinteresse das vítimas, familiares e amigos em tratar o problema. Os dados alarmantes que vêm sendo divulgado foi outro motivo apontado, a exemplo da recente pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) que traz dados de que no Brasil, a cada 100 mil pessoas, quase sete tiraram a própria vida no ano de 2012, e a estimativa é de que no ano de 2020 cerca de 1,5 milhões de pessoas morrerão dessa forma.

Outros dados da Bahia também foram destacados, como os oferecidos pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, de que no período de 2010 até abril de 2017, foram registrados 3.224 óbitos por suicídio. Foi destacado ainda que, para cada suicídio, podem ter ocorrido mais de 20 outras tentativas que não deram certo.

A campanha Setembro Amarelo iniciou em 2014, com ações concentradas em Brasília. Em 2015 já conseguiu maior alcance com atividades em todas as regiões do país, e a adesão tem crescido cada vez mais.

 

PROGRAMAÇÃO:

14 de Setembro:

Palestra sobre “O suicídio, a prevenção e suas repercussões”

Local: Teatro Alberto Martins, às 19h

17 de setembro:

Pedalada pela vida

Com saída às 7h da Praça da Gleba “E” em direção à Praça da Gleba A

24 de Setembro:

Caminhada pela vida, às7h

Local: Praça Lucia Eugenia Borges da Silva (Dra. Eugênia), próxima à Cidade do Saber

30 de setembro:

“FamilyDay” - Aulão de Crossfit, aeróbica, pilates e piquenique

Local: Praça da Noite, na Gleba “A”, às 7h



Autor: Ascom/PMC

Notícias da Semana
PRINCIPAL OUVIDORIA DIÁRIO OFICIAL PORTAL DE COMPRAS Contra-cheque online Editais
Prefeitura de Camaçari: Rua Francisco Drumond, S/N, Centro Administrativo. CEP. 42.800-000
Camaçari - Bahia - Brasil - Tel +55 71 3621 6666
© 2017 Prefeitura Municipal de Camaçari - Desenvolvimento - Secad/CCTGI/GEPRO