PRESTAÇÃO DE CONTAS
Saúde Pública de Camaçari foi tema de Sessão Especial
16/03/2017 11h14 - Atualizado em 16/03/2017 11h16
Foto: ASCOM/PMC
Foto: ASCOM/PMC
Secretário apresentou os principais avanços do setor

O sistema de saúde pública de Camaçari foi tema, na manhã da quarta-feira (15), de Sessão Especial realizada na Câmara Municipal. Na oportunidade, o secretário de Saúde, Elias Natan, e o subsecretário, Luiz Duplat, apresentaram para os vereadores e público presente, um balanço das ações desenvolvidas à frente da pasta nos primeiros 74 dias de governo.

Dentre os progressos na Atenção Básica, estão as reativações de 90% das salas de vacina e de 95% dos pontos de coleta de exames laboratoriais da sede, além da ampliação do serviço odontológico com o Odontomóvel da Ford e do Sesc, e a recomposição de todas as equipes dos postos de saúde, inclusive com médicos, com exceção de Pé de Areia onde a médica da equipe pediu afastamento essa semana.

No departamento de Média e Alta Complexidade os avanços ficaram por conta da implantação do serviço de Odontologia 24 horas, serviço social, Raio X e acolhimento com classificação de risco na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Arembepe, bem como da ampliação de ambulâncias do SAMU, que subiu de uma para três, e deve chegar a cinco até o final de abril.

Ainda na Atenção Especializada, a Secretaria da Saúde reativou o serviço de ultrassom do Centro de Oncologia de Camaçari (CEONC), com 110 exames por semana, implantou a farmácia do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Outras Drogas (CAPS – AD) e realizou a contratação de reumatologista, psiquiatra, psicólogo, nutricionista e assistente social para a Policlínica.

A Central de Regulação de exames e consultas apresentou números positivos. Foram contabilizados 81.415 procedimentos laboratoriais, 72.183 consultas e procedimentos e 2.250 novos Cartões Nacional do SUS. Mas a grande novidade ficou por conta da descentralização do processo de marcação, que hoje ocorre em 10 locais.

Na sede, os agendamentos acontecem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da Gleba B, Camaçari de Dentro, Gravatá, Gleba E, nas Unidades de Saúde da Família (USF’s) de Parafuso e Nova Aliança. Na orla elas são feitas nas UBS’s de Vila de Abrantes, Arembepe  e Monte Gordo, e USF de Barra do Pojuca.

O secretário Elias Natan também lembrou que os profissionais da Regulação passaram por capacitação para viabilizar a implantação do Sistema de Regulação e realizaram diversos encaminhamentos para realização de consulta e exames no Hospital da Mulher, em Salvador.

Ainda foi uma ação do gestor nesses 74 dias à frente da pasta, a articulação com o Hospital Geral de Camaçari (HGC) para realização de cirurgias eletivas, e com o Nefrovida, para ampliar o número de vagas para pacientes que fazem hemodiálise.

No departamento de Vigilância à Saúde foi destaque na apresentação do balanço, a recomposição da equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e a retomada do monitoramento dos acidentes do trabalhador nas empresas, e da Vigilância do Ar, com monitoramento das Infecções Respiratórias Agudas (IRAs).

Também foram retomados o monitoramento das doenças vinculadas à água e alimentos, as inspeções sanitárias, além da vacinação animal nas Unidades de Saúde e as ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus, por meio do projeto “Não dê Asas ao Mosquito”.

No setor administrativo as conquistas se concentração na redução de gastos com alugueis de imóveis, reavaliação de contratos de prestadores de serviços com redução de valores, regularização do estoque e insumos e reinício da manutenção das unidades de saúde.

Na assistência farmacêutica, o estoque de medicamentos que, no início do ano, estava em menos de 20%, já chegou a 75%. Com isso, houve a regularização imediata do estoque nas farmácias modelo I. A Secretaria da Saúde adquiriu junto a Central Farmacêutica da Bahia (CEFARBA), os medicamentos de Farmácia Básica e Saúde Mental, e concentrou esforços também na aquisição de medicamentos que não foram atendidos pela Central.

Colocando como proposta a realização de uma Sessão Especial trimestral para falar sobre a saúde, o secretário Elias Natan, ressaltou a importância da ação. “Foi uma sessão muito proveitosa. Esses encontros são oportunidades de prestarmos conta à população e aos vereadores”, finalizou ao lembrar que ainda há muito por avançar.



Autor: ASCOM/PMC

Notícias da Semana
PRINCIPAL OUVIDORIA DIÁRIO OFICIAL PORTAL DE COMPRAS Contra-cheque online Editais
Prefeitura de Camaçari: Rua Francisco Drumond, S/N, Centro Administrativo. CEP. 42.800-000
Camaçari - Bahia - Brasil - Tel +55 71 3621 6666
© 2017 Prefeitura Municipal de Camaçari - Desenvolvimento - Secad/CCTGI/GEPRO