Pólo Educação premia três escolas de Camaçari

ASCOM BOT
Publicado 26/11/2008 09:11:13

A participação no Prêmio Pólo de Incentivo à Educação se consagrou como uma forma de aprendizado fora da sala de aula. Esse foi o sentimento de alunos, professores e educadores de três escolas municipais de Camaçari, destaques do projeto.

A cerimônia de premiação aconteceu terça-feira (25/11), no teatro da Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro.

As unidades de ensino premiadas foram Centro de Educação Inclusiva (CEI), com o projeto Musicando Vidas Resgatando Histórias, e as escolas Clube de Mães, com Catadores de Histórias e Padre Paulo Tonucci, que apresentou o projeto intitulado de Planeta: Compreender e Amar para Cuidar Melhor da Nossa Casa.

O prêmio foi de R$ 20 mil em equipamentos escolares, divididos igualmente pelas três unidades de ensino. Felipe Sousa, aluno da 5ª série da Escola Municipal Clube de Mães, falou orgulhoso sobre o que aprendeu. “Fiz brinquedos recicláveis, roupas de garrafa plástica e de caixas de leite e até montamos uma banda para apresentar o projeto em forma de música. Também aprendi a valorizar o meio ambiente”.

A diretora do CEI, Idma Ramos, comemora com os alunos o segundo título consecutivo. “Trabalhamos muita música e teatro, o que estimulou o aprendizado. O novo título só reforça que os portadores de necessidades especiais também têm a capacidade de produzir”.

O sucesso das apresentações foi confirmado por Odete Ferreira dos Santos, que aos 61 anos mostrou não existir idade para começar a aprender. “Participar do prêmio foi como se eu tivesse voltado 20 anos no tempo. Aprendi que posso fazer qualquer coisa, até aquilo que acredito ser incapaz de realizar”.

Todas as seis escolas finalistas da premiação vão ter a síntese dos projetos publicados em uma revista do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), organizadora do evento.
A cerimônia de premiação contou com a participação do secretário da Educação de Camaçari (Seduc), Valter Lima, mais a apresentação da Bamuquinha (grupo mirim da Banda Municipal de Camaçari) e coral Vozes Reveladas, de Salvador.

PRÊMIO
A proposta do Prêmio Pólo de Incentivo à Educação é estimular o desenvolvimento de ações pedagógicas que contribuam com a melhoria da aprendizagem nas áreas de leitura, oralidade e escrita. O projeto é executado durante seis meses e tem parceria com as secretarias da educação dos municípios participantes.

As unidades de ensino são avaliadas através da apresentação de projeto, seminários, relatório escrito e fórum de experiências. A comissão de avaliação da premiação também visita as escolas para verificar, in loco, a execução das atividades.

O grupo é formado por educadores da UFBA, além de representantes de Camaçari e Dias D´Ávila, que participou com seis escolas. Este ano, o projeto Pólo de Incentivo a Educação contou com a participação de 27 escolas, 17 de Camaçari e 10 de Dias D’Ávila.

Foto: Carol Garcia

A diretora Idma Ramos recebe o prêmio pelo CEI -

Mais Notícias

Camaçari publica decreto com restrições para o fim de semana

Camaçari publica decreto com restrições para o fim de semana

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de fevereiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de fevereiro de 2021

Ação de fiscalização no combate à Covid é intensificada pela Sedur e STT

Ação de fiscalização no combate à Covid é intensificada pela Sedur ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.