PM melhora segurança no Pólo Industrial

ASCOM BOT
Publicado 19/08/2008 01:08:13

A região do Pólo Industrial de Camaçari conta com policiamento reforçado. Em pouco mais de um mês de funcionamento da Operação Pólo Seguro, lançada no dia 15 de julho como uma das etapas de instalação da CIEPPI (Companhia Independente Especializada em Policiamento do Parque Industrial), a Polícia Militar contabiliza cerca de seis mil ações.

O comando reforça a segurança com rondas ostensivas e abordagens. Para execução do trabalho da PM são utilizadas viaturas de radiopatrulhamento tático, em regime de 24 horas. A operação conta com um efetivo de cinco viaturas por turno e um mínimo de quatro homens.

Inicialmente, as ações funcionam de forma integrada com o 12º Batalhão da Polícia Militar de Camaçari e 36ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Dias D’Ávila. Em uma segunda etapa, com a 22ª CIPM de Simões Filho e 10ª CIPM de Candeias.

Os policiais têm treinamento especializado para atuar em situações de alto risco e manejar produtos químicos. Além disso, o grupo trabalha com fardamento e equipamento diferenciados, a exemplo de fuzis e munições químicas. Os PMs que integram a Operação Pólo Seguro são voluntários selecionados de diversas unidades operacionais da capital e do interior do Estado.

O comandante da Operação Pólo Seguro, major PM Adalberto Oliveira Piton da Silva, afirma que periodicamente são selecionadas 15 empresas do Pólo para contato entre as vigilâncias e os PMs. O contato, que acontece sempre à noite, com duas viaturas, serve para que a polícia conheça as demandas e cotidiano das empresas.

As ações operacionais preventivas e ostensivas têm trazido bons resultados para a região. Entre 15 de julho e 14 de agosto, foram 769 veículos abordados, 18 prisões em flagrante, 5 armas de fogo apreendidas, 3.918 pessoas abordadas, 9 veículos apreendidos, um fugitivo recapturado, 4 quilos de drogas apreendidas, 3 veículos recuperados e 34 pessoas encaminhadas à Delegacia de Polícia.

“Nenhum tiro foi disparado nas ocorrências. A Ronda Industrial pratica a abordagem tática obedecendo pressupostos estabelecidos pela ONU”, pontua Adalberto Oliveira. O comandante ainda informa que nos próximos 90 dias o governo do Estado irá entregar seis novas viaturas para a Operação.

Atualmente, a Operação Pólo Seguro conta com um efetivo 57 policiais e cinco viaturas. Funciona provisoriamente no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Bahia (Ceped), localizado no KM 0 da Ba 512. A base definitiva deve ser instalada em um prazo de três meses, em uma área em frente a Uneb (Universidade do Estado da Bahia), em Camaçari. A Operação está subordinada ao Comando de Policiamento Especializado (CPE) de Salvador.

A implantação da Companhia Independente Especializada em Policiamento do Parque Industrial foi uma decisão da Secretaria da Segurança Pública (SSP) da Bahia frente aos pedidos das empresas do Pólo Industrial de Camaçari.

RONDA INDUSTRIAL
No intuito de atender as demandas de segurança pública e combater grupos de traficantes da região do agreste baiano e divisas com os estados de Pernambuco, Piauí e Alagoas, a Polícia Militar criou em abril de 2001 a CPAC (Companhia de Polícia de Ações em Caatinga). O grupo funciona na cidade de Juazeiro.

Nesse período, a Polícia Militar criou novas unidades na Bahia que usam uniforme semelhante, o que as popularizou como sendo da “Caatinga”. Apesar da popularização do nome, o comandante da Operação Pólo Seguro, major PM Adalberto Oliveira, explica que a Operação Pólo Seguro faz parte da Ronda Industrial.

“O nome foi popularizado por conta do uniforme, que é parecido. Nós não operamos em região de caatinga. Pertencemos a Operação Pólo Seguro”, diz.

Foto: Nelinho Oliveira

Policiais são treinados para atuar em situações de alto risco -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 1º de março de 2021

Camaçari fecha 2020 com superávit de R$ 61 Milhões

Camaçari fecha 2020 com superávit de R$ 61 Milhões

Secult oferta atendimento para comunidades da costa e zona rural

Secult oferta atendimento para comunidades da costa e zona rural

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.