Pegue o chapéu, prepare o arrasta-pé, pois é São João

Iwwa Agência
Publicado 23/06/2008 06:06:18

Preparem o chapéu de palha e a saia rodada, acendam as fogueiras porque é São João. Durante o mês de junho, os festejos juninos aquecem milhões de pessoas no Brasil, em especial no Nordeste. Camaçari abraça a tradição e faz uma festa empolgante, com grande atrações e uma ampla estrutura.

O friozinho que costuma fazer durante o São João favorece o clima junino. As pessoas se aquecem a beira da fogueira, dançando muito forró pé-de-serra ou se deliciando com guloseimas como canjica, bolos e muito licor. Para se esquentar ainda vale muitas brincadeiras e quadrilhas.

Os três santos
Junho é o mês de São João, Santo Antônio e São Pedro. Quando o festejo chegou ao Brasil trazido pelos portugueses, logo foi incorporado aos costumes dos povos indígenas e negros. A influência brasileira pode ser percebida na alimentação, quando foram introduzidos o aipim (mandioca), milho, jenipapo, o leite de coco e também nos costumes, como o forró, o boi-bumbá, a quadrilha e o tambor-de-crioula.

Para os católicos, a fogueira, que é maior símbolo das comemorações juninas, tem suas raízes em um trato feito pelas primas Isabel e Maria. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista, Isabel acendeu uma fogueira sobre o monte.

No Nordeste do país, existe uma tradição que manda que os festeiros visitem em grupos todas as casas onde sejam bem-vindos, levando alegria. Os donos das casas, em contrapartida, mantêm uma mesa farta de bebidas e comidas típicas para servir os grupos.

Os festeiros acreditam que o costume é uma maneira de integrar as pessoas da cidade. Essa tradição tem sido substituída por uma grande festa que reúne toda a comunidade em volta dos palcos, onde se apresentam artistas e estilos tradicionais e elétricos do forró.

Foto: Marina Silva

Decoração típica e praça cheia -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 11 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 11 de abril de 2021

Camaforró 2021 é cancelado por conta de nova onda do novo coronavírus

Camaforró 2021 é cancelado por conta de nova onda do novo coronavírus

Decreto prorroga medidas restritivas e suspende desfiles cívicos

Decreto prorroga medidas restritivas e suspende desfiles cívicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.