Conhecida como cidade industrial, Camaçari também é dona de um dos maiores ecossistemas do país, com praias, dunas, vegetação, rios e lagoas.
Graças a um ousado programa de requalificação dos espaços públicos, o Município vem mudando sua paisagem, com a construção de praças e espaços de lazer, especialmente na sede.
Essa política de criação e resgate da auto-estima da população já construiu e revitalizou mais de 40 praças nos últimos três anos.
Um dos marcos deste novo momento é a construção do Parque da Cidade. O equipamento fica pronto até o final do ano, e vai transformar os 40 mil metros quadrados do antigo horto florestal num moderno espaço com ciclovia, pista de cooper de dois quilômetros, quiosques, viveiros e iluminação especial.
Para facilitar ainda mais a circulação da população, que só tem a alternativa de acesso pela rua Bela Vista, Gleba B, o parque ganha uma segunda entrada pela rua do Telégrafo. O projeto está orçado em cerca de R$ 600 mil e conta com o apoio da iniciativa privada.
O novo espaço, somado as praças da Noite, Dos 46, Abrantes e Montenegro, assegura para a população mais uma importante área de lazer, especialmente nos finais de semana.
Funcionário do antigo horto desde o começo dos anos 1980, Edson Brito não perde da memória as belezas do lugar. Ele conta que quando chegou em Camaçari, o horto florestal era o único ponto de encontro do Município. Os moradores costumavam visitar e se reunir aqui. Mas, alguns anos depois, ficou abandonado, sujo. As pessoas invadiram parte do terreno. Agora, finalmente uma administração séria vai mudar essa realidade. Teremos um verdadeiro espaço de lazer.
A obra beneficia especialmente os moradores da Gleba B e Natal, que ganham um espaço de lazer. A construção também valoriza os imóveis da região. Com a revitalização do horto, nosso bairro fica mais bonito, atesta o aposentado Rudval Santos, 58 anos.
Para o prefeito Luiz Caetano, o Parque Florestal é mais um equipamento público, parte do programa municipal de tornar a cidade mais humanizada e com opções de lazer.
Além do novo parque e das praças, Camaçari ganhou importantes equipamentos públicos como a Cidade do Saber Professor Raimundo Pinheiro.