Parques e praças públicas melhoram qualidade de vida

Iwwa Agência
Publicado 05/06/2008 08:06:05

Conhecida como cidade industrial, Camaçari também é dona de um dos maiores ecossistemas do país, com praias, dunas, vegetação, rios e lagoas.

Graças a um ousado programa de requalificação dos espaços públicos, o Município vem mudando sua paisagem, com a construção de praças e espaços de lazer, especialmente na sede.

Essa política de criação e resgate da auto-estima da população já construiu e revitalizou mais de 40 praças nos últimos três anos.

Um dos marcos deste novo momento é a construção do Parque da Cidade. O equipamento fica pronto até o final do ano, e vai transformar os 40 mil metros quadrados do antigo horto florestal num moderno espaço com ciclovia, pista de cooper de dois quilômetros, quiosques, viveiros e iluminação especial.

Para facilitar ainda mais a circulação da população, que só tem a alternativa de acesso pela rua Bela Vista, Gleba B, o parque ganha uma segunda entrada pela rua do Telégrafo. O projeto está orçado em cerca de R$ 600 mil e conta com o apoio da iniciativa privada.

O novo espaço, somado as praças da Noite, Dos 46, Abrantes e Montenegro, assegura para a população mais uma importante área de lazer, especialmente nos finais de semana.

Funcionário do antigo horto desde o começo dos anos 1980, Edson Brito não perde da memória as belezas do lugar. Ele conta que quando chegou em Camaçari, o horto florestal era o único ponto de encontro do Município. “Os moradores costumavam visitar e se reunir aqui. Mas, alguns anos depois, ficou abandonado, sujo. As pessoas invadiram parte do terreno. Agora, finalmente uma administração séria vai mudar essa realidade. Teremos um verdadeiro espaço de lazer”.

A obra beneficia especialmente os moradores da Gleba B e Natal, que ganham um espaço de lazer. A construção também valoriza os imóveis da região. Com a revitalização do horto, nosso bairro fica mais bonito, atesta o aposentado Rudval Santos, 58 anos.

Para o prefeito Luiz Caetano, “o Parque Florestal é mais um equipamento público, parte do programa municipal de tornar a cidade mais humanizada e com opções de lazer”.

Além do novo parque e das praças, Camaçari ganhou importantes equipamentos públicos como a Cidade do Saber Professor Raimundo Pinheiro.

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de abril de 2021

Sedur realiza ação de desocupação em área de preservação ambiental

Sedur realiza ação de desocupação em área de preservação ambiental

Vacinação da primeira dose contra a Covid-19 retorna em Camaçari

Vacinação da primeira dose contra a Covid-19 retorna em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.