Na programação de abertura do Seminário Violência no Brasil Contemporâneo, que acontece quarta-feira (14/04), no Teatro Cidade do Saber, será realizada a palestra “As Raízes da Violência na Sociedade Brasileira”, às 10h.
Ministrada pelo professor de História do IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), do campus de Camaçari, Igor Gomes Santos, a palestra tem o objetivo de mostrar que existem algumas formas de interpretar a violência.
O palestrante fará um resgate histórico de fatos que aconteceram no Brasil, desde a colonização, passando pela gestão administrativa tardia e a escravidão, até chegar no que chama de “estado de exceção permanente”, associado à questão central das violências sofridas pelos indivíduos.
A palestra chama atenção para questões da violência, que vão além da agressão física e tem origem em bases políticas, economias e sociais. Um exemplo é a corrupção, que para o palestrante, é um dos maiores atos de violência.
O seminário é realizado pela Prefeitura, através da Coordenadoria de Planejamento Governamental da Segov (Secretaria de Governo) e pela Fundação Escola de Administração da UFBA (Universidade Federal da Bahia), com apoio da Secult (Secretaria da Cultura).

Cidade do Saber sedia seminário sobre violência -