Ouvidoria Geral aproxima Prefeitura do cidadão

ASCOM
Publicado 15/01/2021 09:01:34

Fundamental interlocutor entre a população e administração pública, a Ouvidoria Geral do Município, setor vinculado à Secretaria de Governo (Segov) de Camaçari, vem se consolidando ao longo dos últimos quatro anos como um dos principais canais de comunicação para o recebimento de reclamações, denúncias, sugestões, elogios e quaisquer outros encaminhamentos da população. O órgão é um espaço aberto e acolhedor, que tem por objetivo ouvir o cidadão, bem como aproximá-lo dos serviços realizados pelo poder público.

Ao longo dos últimos quatro anos, a Ouvidoria desenvolveu ações e criou estratégias com o intuito de estar cada vez mais próximo da sociedade. O reflexo disto se deu com a execução do programa Prefeitura nos Bairros, projeto que consistia na oferta de diversos serviços disponibilizados pela gestão pública, na própria comunidade. Somente em 2017, aconteceram nove edições do projeto e em torno de 29 mil pessoas foram atendidas por meio da iniciativa, que passou por várias localidades, entre elas, Buris de Abrantes, Catu de Abrantes, Barra do Pojuca, Barra do Jacuípe, Nova Vitória e Mangueiral.

Outra importante conquista foi com a mudança, no segundo semestre de 2019, da Ouvidoria Municipal para as dependências da Casa do Trabalho, onde passou a contar com espaço amplo e confortável para melhor acomodar o cidadão que prefere ir até a sede do órgão registrar a sua demanda. A transferência da unidade ainda proporcionou aos servidores melhores condições para executar as atividades de trabalho.

Já no início do ano de 2020, a Ouvidoria disponibilizou um novo posto de atendimento, dessa vez, para facilitar a interação com os munícipes da costa, que não mais precisam se deslocar até a sede para manifestar suas necessidades. Em virtude da pandemia do novo coronavírus e das medidas restritivas, o núcleo, situado em Arembepe, está temporariamente desativado.

Referente ao atendimento ao cidadão na sede e costa do município, segundo o relatório da equipe técnica do setor, nos anos de 2019 e 2020, foram contabilizados mais de 1.500 atendimentos nas diversas plataformas disponibilizadas. Esse total, reflete o quantitativo de escutas feitas nos dois primeiros anos do governo. Os registros têm como destaque demandas direcionadas às secretarias do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur); da Saúde (Sesau); dos Serviços Públicos (Sesp); e da Infraestrutura (Seinfra).

Pensando em melhorar cada vez mais a qualidade dos atendimentos e permitir que os munícipes tenham diferentes ferramentas para registrar as suas opiniões, a Ouvidoria conta com vários canais de comunicação: o telefone fixo (71) 3622-7324, telefone geral 0800 284 7325 e por e-mail: ouvidoria@camacari.ba.gov.br.

Outro recurso que tem sido bastante utilizado pela população é o WhatApp (71) 9.8137-1615, devido a sua praticidade e instantaneidade. Através desta ferramenta, o cidadão pode enviar áudios, fotografias, mensagens de texto, documentos e vídeos, o que facilita na identificação do tipo de demanda ou no esclarecimento de dúvidas.

Paralelo a esses instrumentos, o cidadão ainda tem à disposição, a plataforma Fala.BR (e-OUV), canal de atendimento gerenciado pela Controladoria-Geral da União (CGU), que permite o registro de solicitações tanto por pessoa física quanto jurídica. As pessoas possuem também o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão, conhecido como E-SIC, que é destinado ao pedido de informações, com o propósito de cumprir e garantir as diretrizes estabelecidas na Lei de Transparência n. º 12.527/2011.

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