O governo do Estado aprovou a construção de uma escola técnica profissionalizante de 2º grau voltada para o ensino do turismo, pesca e agricultura, em Monte Gordo, na orla de Camaçari. Está em fase de negociação com a Prefeitura a disponibilidade de uma área de 17 mil metros quadrados, na Estrada Velha de Monte Gordo, para a instalação da unidade.
Uma audiência pública promovida pelo deputado estadual Bira Coroa (PT), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa da Bahia, na noite de quinta-feira (18/12), na escola Amélia Rodrigues, ouviu os moradores a respeito do assunto.
O administrador de empresas Marcos Couto, morador do local há 12 anos, apóia a iniciativa e acha fundamental a construção de um estabelecimento de nível técnico, porque vai promover o desenvolvimento e a qualificação dos jovens.
O representante comercial Alexandre Rocha concorda e acrescenta que é necessário um investimento deste porte, principalmente porque a localidade está relacionada com o setor de hotelaria e pesca.
A líder comunitária Leda Faria fez questão de enfatizar que esta sempre foi uma das maiores reivindicações dos moradores e será uma obra de grande valor. Nós precisamos de um local que tenha infra-estrutura e proporcione ensinamento, sem precisar se deslocar para outros lugares, dependendo de transporte.
Para o deputado Bira Coroa, o importante é que a comunidade está sendo atendida, ouvida e pode interferir, dizendo o que pensa, de uma forma democrática. Segundo ele, a localidade tem uma tendência rural e carece de tecnologia e conhecimentos mais apropriados.

Moradores participam dos debates para implantação do centro -