Órgão monta esquema para o Réveillon

Iwwa Agência
Publicado 27/12/2013 03:12:55

Durante a apresentação do balanço das atividades realizadas em 2013, o coordenador da Defesa Civil, Maurício Bomfim, destacou que o órgão prepara um esquema especial para as comemorações do Réveillon em Camaçari, com reforço de agentes nos pontos onde acontece o tradicional show pirotécnico, na praça Dos 46, na sede, e nas localidades de Jauá e Arembepe, na orla.

Além disso, a Defesa Civil iniciou, no dia 1º de dezembro, a Operação Verão, que consiste no aumento de postos e efetivo de salva-vidas na orla do Município. As praias de Jauá e Arembepe foram contempladas com cinco postos cada. Em Barra do Jacuípe foram montados dois, enquanto Guarajuba e Itacimirim dispõem de três cada. Cada um possui dois salva-vidas. Além disso, há dois postos itinerantes compostos por duas viaturas que dão suporte aos pontos fixos.

Dentre os atendimentos prestados pela Defesa Civil ao longo do ano, estão chamados para abastecimento de água em caráter emergencial, incêndios em vegetação e urbanos, saneamento básico, através da limpeza de fossa de residências, apreensão de animais de grande porte nas vias, vistorias técnicas, dentre outros serviços.

De acordo com o Maurício Bomfim, este foi um ano de muito trabalho, mas todas as solicitações foram atendidas, “o que nos deixa com a sensação de dever cumprido”, destacou.  

O coordenador informou que em 2014 o órgão deve passar por uma reestruturação, adquirir novos equipamentos e ter um aumento de efetivo, “o que vai proporcionar um atendimento mais rápido à população”, observou.

Atualmente, a Defesa Civil conta com 42 profissionais, entre equipe administrativa e operacional.         Além disso, o órgão tem o suporte de sete viaturas, entre carros e motos, além de dois caminhões pipa, dois caminhões de apreensão de animais e dois operacionais para poda de árvores e demais serviços.

Nos casos emergenciais, a Defesa Civil também conta com o apoio das demais secretarias municipais, que disponibilizam equipamentos e pessoal para atendimentos mais complexos que abrangem um grande número de pessoas.

A população deve acionar a Defesa Civil através do telefone 199. A ligação é gratuita e pode ser feita pelo celular ou telefone público. Se preferir, é possível ligar para os telefones 3622 7792 e 3622 7794. Neste caso, será cobrado o preço de uma ligação local.  

ATENDIMENTOS

Abastecimento de água – 1.589

Incêndio – 33

Incêndio em residência – 17

Incêndio na Vegetação – 200

Sucção de fossa – 2.522

Apreensão de animais – 800

Captura de Abelhas – 106

Captura de animais peçonhentos – 156

Alagamento enchente – 8

Desabamento – 6

Deslizamento de terra – 9

Risco de desabamento – 6

Doação de lona plástica – 70

Vistoria técnica – 630

Poda/corte de árvores – 3.000

Vazamento de gases – 5

Cobertura de Eventos – 29

Apoio à Força Tarefa – 25

Doação para desabrigados – 1

Deslocamento de veículo – 352

Avaliação e aprovação de projetos de Combate a Incêndio e Pânico – 250

Ocorrências Salvamar – 3.323

Foto: Arquivo

Maurício Bomfim, coordenador da Defesa Civil -

Mais Notícias

Prefeitura entrega Escola Denise Tavares totalmente requalificada

Prefeitura entrega Escola Denise Tavares totalmente requalificada

Secretaria de Habitação volta a realizar atendimento externo

Secretaria de Habitação volta a realizar atendimento externo

Seinfra e Sedur dão prosseguimento a alinhamento de ações

Seinfra e Sedur dão prosseguimento a alinhamento de ações

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.