Órgão apresenta metas para 2014

Iwwa Agência
Publicado 14/01/2014 11:01:03

Os 16 mil idosos de Camaçari estão cada vez melhor assistidos pela administração Municipal. A afirmação foi feita pela presidente do Conselho Municipal do Idoso, Osmarina Batista, ao falar sobre as propostas da instituição para este ano e ao fazer um balanço das ações realizadas em 2013.

De acordo com Osmarina Batista, os idosos merecem ser respeitados em todos os âmbitos da sociedade e é dever e responsabilidade do Conselho zelar por eles, assim como prestar satisfação das ações realizadas.

Ligado a Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social), o Conselho Municipal do Idoso foi instituído em 2006 com objetivo de implementar e criar políticas públicas em prol dos idosos. Para Osmarina Batista, o bom desempenho do órgão se deve ao compromisso firmado e ao apoio dado pela administração municipal.

2014

Dentre a programação do Conselho para 2014 está o acompanhamento da construção do Centro de Convivência da Pessoa Idosa, que será realizada em parceria com a empresa Continental Pneus. O terreno de 7.400 metros quadrados foi doado pela Prefeitura. A administração municipal também foi responsável pelo projeto arquitetônico, em fase de finalização.  

Ainda está prevista para este ano a elaboração e a implantação da Fazendinha – Idosos Empreendedores, projeto que incentiva o empreendedorismo com sustentabilidade. A iniciativa será implantada na localidade de Açu da Capivara, em Arembepe, numa área cedida pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) de 12.500 metros quadrados e deve atender cerca de 30 idosos.

O projeto deve ainda ser implantado em outras áreas cedidas também pelo Incra, a exemplo de Piabas, localidade situada na zona rural do Município, e da cidade de Jandaíra, no estado de Sergipe, onde os idosos poderão criar cabra e cultivar camarão, respectivamente. A iniciativa visa ainda a promoção de cursos para curadores e às famílias envolvidas no projeto.

Também são metas para este ano o cadastramento dos idosos não contemplados com benefícios sociais, a fim de serem encaminhados ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), além da realização da 1ª Conferência do Idoso de Camaçari.

 2013

Uma das grandes realizações de 2013 foi Camaçari ter sediado o IV Encontro Estadual de Participantes do Fórum Permanente Civil em Defesa da Pessoa Idosa na Bahia. Realizado em agosto, o evento contou com a participação de representantes de 10 municípios e de oito conselhos municipais, além da Uneb (Universidade do Estado da Bahia), através da Universidade Aberta à Terceira Idade, e serviu para identificar as demandas, a fim de ampliar os serviços oferecidos ao idoso.

No encontro, foi elaborada uma carta com demandas do movimento social do idoso e encaminhada ao governo do Estado. O texto serviu como base para a criação do projeto de lei, que cria políticas públicas para o idoso do estado da Bahia, já sancionado pelo governador Jaquees Wagner no mês passado.

Outra ação relevante ocorrida no ano passado foi a sanção da lei que cria o Fundo Municipal de Participação dos Direitos da Pessoa Idosa de Camaçari. A partir dela, poderão ser captados recursos nos âmbitos municipal, estadual, federal e privado, para atender as necessidades de financiamento das ações voltadas para a pessoa idosa.

Foto: Nelinho Oliveira

A presidente do Conselho do Idoso, Osmarina Batista -

Mais Notícias

Seinfra e Sedur dão prosseguimento a alinhamento de ações

Seinfra e Sedur dão prosseguimento a alinhamento de ações

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 13 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 13 de abril de 2021

GTC elabora ações para a 7ª edição do Prefeito Amigo da Criança

GTC elabora ações para a 7ª edição do Prefeito Amigo da Criança

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.