Em pouco mais de um mês da Operação Segurança e paz, juntos é que se faz, a Polícia Militar, em Camaçari, realizou mais de 100 visitas aos bairros, com blitze, rondas e abordagens a motoristas e pedestres.
Desde o dia 26 de agosto, quando foi iniciada a operação, até 30 de setembro, a PM fez 771 abordagens a pessoas, 165 a veículos e 246 a motos, que resultaram em 12 conduções à delegacia e cinco prisões em flagrante. Na operação, a polícia ainda apreendeu três pedras de crack, 700 gramas de maconha e 10 de cocaína.
O objetivo é garantir a segurança nos bairros que ainda não foram contemplados pelo sistema de monitoramento eletrônico das ruas. Segundo o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Alfredo Castro, em função da ausência de câmeras, os locais acabam concentrando maiores índices de criminalidade.
Para o comerciante José Jorge Conceição da Silva, que há 40 anos é morador do bairro Nova Vitória, a operação dá maior segurança aos moradores e inibe a ação de marginais. Com a polícia no bairro a gente fica mais seguro para andar nas ruas. É sempre bom ter policiais perto da comunidade.
A operação Segurança e paz, juntos é que se faz conta com quatro viaturas, três motos e 15 policiais, que trabalham em regime de oito horas ininterruptas. O morador que quiser solicitar a presença da PM ou fazer alguma denúncia pode ligar para os números 190 ou 3622-7862.
NOVAS CÂMERAS
Até o final do ano, os Phocs 1, 2 e 3 devem ser contemplados com monitoramento eletrônico. O sistema é formado por 18 câmeras, 18 rádios transmissores e dois monitores de 42 polegadas.
O sistema de monitoramento dos bairros será montado com verba do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). O Ministério da Justiça destinou R$ 409 mil para execução.

Sistema de monitoramento eletrônico ajuda ação da PM -