Oficina capacita moradores

Iwwa Agência
Publicado 16/01/2014 06:01:18

Teve início, na tarde desta quinta-feira (16/01), a 1ª Oficina sobre Fabricação de Sabão a partir de Óleo de Cozinha. A iniciativa é destinada aos moradores de trechos do programa de urbanização do rio Camaçari e aos permissionários da praça da Simpatia.

A ação, parte do Programa Social de Urbanização Integrada da Bacia do Rio Camaçari, é executada pela Prefeitura, através da Hollus, empresa responsável pela execução do programa social. A oficina é realizada no Horto Florestal e beneficia 33 pessoas por dia.

A segunda e última etapa da qualificação será realizada na próxima terça-feira (21/01). A oficina visa conscientizar a comunidade sobre as consequências do descarte incorreto do óleo de cozinha, além de estimular a reciclagem. O treinamento viabiliza uma nova fonte de renda para os contemplados e o sabão ecológico será produzido na versão líquida e em barra.

Jussará de Lima, de 58 anos, proprietária de um quiosque na praça da Simpatia, contou que utiliza mais de um litro de óleo de cozinha por semana e sempre desejou aprender a reciclar o óleo utilizado e contribuir com o meio ambiente. “Farei bom proveito de todos os conteúdos ensinados e colocarei em prática o que aprendi”, afirmou.

A estudante e moradora do bairro Nova Vitória, Maiara Pâmela de São Bento, de 20 anos, comentou que reconhece a importância de manter atitudes sustentáveis, “principalmente porque em casa o gasto de óleo de cozinha excede cinco litros”, revelou, ao garantir que “terei oportunidade de contribuir com a natureza e transformar óleo de cozinha em sabão, além de ganhar um dinheiro extra”.    

A oficina é ministrada pela técnica em Meio Ambiente Rebeca Sampaio e pelo turismólogo, Daniel Vidal. O treinamento será realizado em mais quatro etapas e deve incluir moradores de mais 15 trechos do rio Camaçari, além dos permissionários dos quiosques da praça da Simpatia.

Durante a primeira etapa da oficina, foram esclarecidos assuntos como impacto ambiental, qualidade de vida e agressão ao meio-ambiente, a saúde e a segurança da população, além dos prejuízos causados pelo óleo de cozinha na natureza.

Slideshow | 4 fotos

Oficina capacita moradores

Mais Notícias

Camaforró 2021 é cancelado por conta de nova onda do novo coronavírus

Camaforró 2021 é cancelado por conta de nova onda do novo coronavírus

Decreto prorroga medidas restritivas e suspende desfiles cívicos

Decreto prorroga medidas restritivas e suspende desfiles cívicos

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 10 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 10 de abril de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.