Oficina beneficia mais uma unidade de ensino

ASCOM BOT
Publicado 19/08/2015 03:08:28

O Centro Educacional Paulo Freire, localizado no bairro Nova Vitória, recebe o projeto Oficina de Implantação de Hortas nas Escolas. Ao todo, 30 alunos do ensino fundamental II da unidade serão beneficiados.

A atividade tem como finalidade implantar uma horta sustentável nas escolas, para que as hortaliças sejam utilizadas na elaboração de um cardápio saudável da merenda escolar.

A oficina é dividida em três etapas, que incluem aulas teóricas e práticas, com duração total de 60 horas/aula. Na unidade, as atividades tiveram início quarta-feira (18/08) e acontecem de agosto, setembro e outubro.

No momento, os alunos são preparados para aprender as formas de cultivo e os benefícios da alimentação saudável. A oficina possibilita ainda a aprendizagem ativa e integrada de planos de estudos de diversos conteúdos, como desenvolvimento sustentável, boas práticas ambientais e conceito de meio ambiente.

Para os estudantes, a oficina traz conhecimentos interessantes e bastante divertidos. Diogo Costa, de 13 anos, aluno da 8ª série, tem descoberto os benefícios para saúde ao comer mais verduras, frutas e legumes.

Os conhecimentos teóricos do projeto abordam os tipos de ferramentas usadas no plantio, preparação do terreno, como fazer a lera (local para colocar a semente), formação das sementeiras, cuidado e manutenção das sementeiras, montagem dos canteiros, plantio, compostagem, tempo de desenvolvimento das mudas, colheita e armazenamento.

Após a preparação do solo, os alunos seguem para a parte prática, com o plantio das hortaliças e acompanhamento da horta. A ação inclui ainda serviços de poda e limpeza. Os produtos são cultivados sem uso de agrotóxicos.

O projeto Oficina de Implantação de Hortas nas Escolas já beneficiou o CEMC (Centro de Educação Municipal de Camaçari), situado no bairro Phoc II, a Escola Municipal Professor Luís Rogério de Souza, na Gleba C, a Escola Municipal Professora Ilda Leal Ulm Silva, no no Phoc III, a Escola Municipal Padre Paulo Maria Tonucci, no bairro Novo Horizonte e a Escola Municipal Virginia Reis, no Verdes Horizontes.

A iniciativa faz parte das ações socioambientais do Programa Municipal de Urbanização Integrada na Bacia do Rio Camaçari, realizadas pela empresa Hollus, empresa executora da intervenção social e ambiental, e em parceria com a Famec (Faculdade Metropolitana de Camaçari).

Slideshow | 2 fotos

Oficina beneficia mais uma unidade de ensino

Mais Notícias

Prefeitura publica Decreto que mantém medidas restritivas até dia 8 de março

Prefeitura publica Decreto que mantém medidas restritivas até dia 8...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 2 de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 2 de março de 2021

Jornada Pedagógica Virtual da Secult inicia retomada de atividades da pasta

Jornada Pedagógica Virtual da Secult inicia retomada de atividades ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.