Obras do Teatro Alberto Martins iniciam em maio

Iwwa Agência
Publicado 23/03/2010 04:03:26

Os artistas de Camaçari se reuniram, nesta terça-feira (23/03), com o prefeito Luiz Caetano em um café da manhã para conhecer o projeto de reforma e ampliação do Teatro Alberto Martins, antigo Magalhães Neto. Na ocasião, foi apresentada também a comissão que vai conduzir os trabalhos para realização da eleição dos representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal da Cultura.

O encontro foi na Cidade do Saber e reuniu cerca de 100 artistas dos mais variados segmentos, além do prefeito Caetano, a presidente da Câmara, vereadora Luiza Maia, o deputado Estadual Bira Coroa e os secretários da Cultura, Vital Vasconcelos, de Relações Internacionais, Ivanildo Antonio, de Relações Institucionais, Ademar Lopes, do Desenvolvimento Econômico, Hélio Cortez, e da Habitação, Djalma Machado.

De acordo com o secretário da Cultura, Vital Vasconcelos, o novo teatro será utilizado, prioritariamente, para dar vazão à produção cultural do Município. Ele informou que o projeto será encaminhado, na próxima semana, ao setor de licitação da Prefeitura para realização da tomada de preço. As obras devem iniciar em maio.

A vereadora Luiza Maia falou da importância da criação do Conselho Municipal da Cultura. “Os segmentos mais organizados e que atuam mais serão melhor atendidos. Como costuma dizer, quem não é visto não é lembrado”. O deputado estadual, Bira Coroa, observou ainda que o Conselho da Cultura é também uma chamada da classe para a responsabilidade, compromisso e, acima de tudo, participação.

A diretora do Teatro Amador de Camaçari (TAC), Cilene Guedes, é viúva de Alberto Martins e falou estar orgulhosa e muito agradecida ao governo pela homenagem feita ao marido. “Ele era apaixonado por Camaçari e sempre trabalhou no teatro e pelo teatro”. Para ela, com a revitalização do espaço, a cultura de Camaçari vai viver uma efervescência novamente. “Estou ansiosa pela inauguração”.

Antonio Lima, diretor presidente da Filarmônica 28 de Setembro, também anseia pela reabertura do teatro. “O espaço é importantíssimo para a cultura de Camaçari. Além do mais, é mais popular, mais aconchegante, menos burocrático e mais povão, sem falar, que o espaço tem história na cultura local”.

Durante o encontro, o prefeito Caetano convocou os artistas para aproveitar os próximos anos da administração para levantar a cultura do Município. “Vamos sentar juntos, discutir as questões de forma aberta e transparente. Vamos olhar para frente e fazer a coisa dar certo”. Ele elogiou também a equipe da secretaria da Cultura, pelo projeto do teatro. “Está um espetáculo”.

O TEATRO
O Teatro Alberto Martins vai passar por reforma e ampliação, para isso, será utilizado o espaço da Casa do Gari. A nova estrutura vai contar com palco, platéias para 180 pessoas, com espaço reservado para cadeirantes, dois camarins com banheiro privativo, rouparia, dois depósitos, área técnica (área em volta do palco), dois sanitários com adaptação.

No espaço, será construído também um pavimento superior para a área administrativa com auditório com 50 lugares, para ser utilizado para ensaios e leituras, duas salas administrativas, copa e sanitários.

Além de um foyer, equipado com sanitários feminino e masculino, ambos com adaptação para portadores de necessidades especiais. Na área que abrigava a Casa do Gari, será construído um palco anexo na área externa, restaurante e lanchonete, além de sanitários.

Slideshow | 2 fotos

Obras do Teatro Alberto Martins iniciam em maio

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 12 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 12 de abril de 2021

STT inicia semana com retomada de vistorias de táxis

STT inicia semana com retomada de vistorias de táxis

Sesp faz visita técnica na Av. Camaçari para tratar sobre iluminação

Sesp faz visita técnica na Av. Camaçari para tratar sobre iluminação

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.