Obras de urbanização transformam bairro do Phoc 3

Iwwa Agência
Publicado 30/05/2008 12:05:33

Os moradores do Phoc 3 experimentam um novo momento. O bairro tem passado por melhorias na saúde, educação e infra-estrutura. Somente em melhoramento de vias urbanas, que ainda incluem a Gleba E e o Recanto das Árvores, foram investidos R$ 420 mil. Boa parte das intervenções atende às demandas do Orçamento Participativo (OP).

As intervenções incluem recuperação de pavimentação, drenagem e sistema de esgoto nas ruas Arco de Cima, Arco de Baixo, Tapajós, Guarani, Carajás e do Índio, reforma da praça, revestimento do canal que liga a rua Tapajós a Carajás, de 30 metros, construção de casas populares próximas ao posto de Saúde da Família, limpeza do rio Piaçaveira, que une o bairro ao Phoc 3, Gleba C e E, mais a limpeza do rio localizado no Recanto das árvores.

Em andamento, estão as obras do canal do Phoc 3, que mede cerca de 150 metros, passando pelas ruas Guarani, Tapajós e Carajás. O custo é de R$ 180 mil. Também está sendo construída ponte de concreto que fica sobre o rio Acajutiba e une a rua Carajá a Gleba E, mais a pavimentação da rua Catuama.

As ruas Guarani, Tupi, Tapajós, Carajás e Nossa Senhora do Carmo passam, ainda este ano, por processo de urbanização. Para o final de 2008, recuperação do campo de futebol, com regularização do piso, alambrado e nova iluminação.

Os benefícios chegaram também aos pais e alunos da rede pública. A comunidade foi contemplada com a entrega da escola Sônia Regina de Souza, que ganhou laboratório de informática, refeitório e pintura geral. Hoje, a unidade atende mais de 800 estudantes da 1ª a 8ª séries. Este ano, a escola contará com quadra poliesportiva coberta.

Na saúde, os serviços foram ampliados para um maior número de pessoas. Ano passado, o Phoc 3 ganhou um novo posto de Saúde da Família (PSF), que funcionava em um espaço alugado, também já reformado pela Prefeitura.

A obra ampliou a capacidade de atendimento de 4 mil para 8 mil pessoas. Hoje, o PSF oferece serviço de odontologia, posto de coleta, leito de observação, informatização e mais uma equipe de saúde, com médico, enfermeiro e odontólogo.

Até o segundo semestre, devem ser concluídas as reformas do pronto-Atendimento 24 horas (PA) e Unidade Básica de Saúde Nova Aliança (UBS). Ambas funcionam no bairro Nova Aliança, mas atendem também os moradores do Phoc 3. O primeiro terá quatro leitos de observação, dois de psiquiatria, totalizando 12 unidades, serviços de raio X, radiologia e pintura geral.

A infra-estrutura da UBS disponibilizará mais dois consultórios, sala de reuniões, coleta, reestruturação da rede elétrica e hidráulica. A atual administração já implantou no PA o serviço de tele-medicina e a urgência odontológica.

O bairro ficou ainda mais iluminado. Foram 34 novos braços de luz instalados e 600 metros de rede elétrica construída. Atendendo a mais uma solicitação da comunidade, a Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan) realizou toda a regularização dos logradouros do Phoc 3.

Foto: Nelinho Oliveira

Construção da ponte sobre o rio Camaçari está adiantada -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 12 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 12 de abril de 2021

STT inicia semana com retomada de vistorias de táxis

STT inicia semana com retomada de vistorias de táxis

Sesp faz visita técnica na Av. Camaçari para tratar sobre iluminação

Sesp faz visita técnica na Av. Camaçari para tratar sobre iluminação

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.