Novos postos reforçam atendimento no Município

ASCOM BOT
Publicado 24/03/2009 01:03:03

O atendimento em saúde vai ser ampliado em Camaçari com o funcionamento de três unidades. As obras estão em andamento e devem ser concluídas ainda este ano. Para garantir melhorias dos serviços à população, a Prefeitura vai investir cerca de R$ 1,6 milhão.

No bairro Gravatá vai funcionar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e uma Unidade de Saúde da Família (USF), já em fase de construção.

As obras da UBS estão em fase avançada e incluem melhoria da estrutura física da farmácia, ampliação do consultório odontológico, que ganha cirurgião dentista e técnico em higiene bucal, mais a adequação da sala de atendimento fisioterapêutico.

Também está prevista reforma das salas de imunização, atendimento de diabéticos, hipertensos, ginecologia, pediatria e clínico geral. Referência para 13 mil pessoas, a UBS do Gravatá é composta por médico clínico, pediatra, ginecologista e odontólogo.

Já a USF, além dos moradores do Gravatá vai atender o bairro Mangueiral. A unidade conta com duas equipes de profissionais, num total de 36 funcionários, entre médico, enfermeiro, dentista, técnico de enfermagem, auxiliar de consultório dentário, agente comunitário de saúde, além de vigilantes e serviços gerais. Cerca de sete mil pessoas são beneficiadas.

A nova USF vai ser equipado com consultórios, salas de vacina, inalação, administração, curativos, esterilização, treinamento e aplicação de medicamentos, consultório médico, odontológico e de enfermagem, recepção, almoxarifado e sanitários.

Dermerval Sena Santos conhece de perto as demandas do bairro. Morador do Gravatá há 20 anos, o técnico em eletrônica ficou satisfeito em saber da construção do USF e da reforma da UBS. “As unidades de saúde representam melhoria da qualidade de vida das pessoas. Meus três filhos nasceram na rede pública e sei da necessidade de se ter uma boa estrutura para atender a população carente”.

Residente no Mangueiral, Seni de Jesus vê na construção do PSF um alívio para toda família. “Toda vez que preciso de atendimento tenho que ir para o posto do Natal. É um sacrifício. Agora minha família não vai mais precisar ir tão longe”, diz a comerciante.

NOVA ALIANÇA
As melhorias também chegam ao Pronto Atendimento (PA) Nova Aliança, que após as obras de ampliação, oferece de forma inédita no Município, urgência psiquiátrica.

Os serviços de urgência para crianças e adultos, já oferecidos, serão ampliados. A quantidade de leitos vai aumentar de seis para 12.

O PA também vai ter laboratório com Raio X, farmácia interna, sala para acolhimento com classificação de risco (utilizada para ordenar o atendimento, conforme grau de gravidade), melhoria do refeitório e sala para pequenas cirurgias.

Com ambientes climatizados e móveis novos, a unidade vai oferecer mais conforto ao paciente. Estão em reforma os setores odontológico, de telemedicina, farmácia e refeitório.

A área construída vai ser praticamente duplicada com a construção de mais 220 metros quadrados, num total de 500 metros quadrados. Com a obra, o PA Nova Aliança vai dobrar o número de atendimentos, passando a atender 600 pessoas por dia.

“Moro aqui há mais de 30 anos e percebo que as melhorias na área de saúde foram muitas. Hoje temos novos profissionais, ambiente climatizado e uma unidade maior. Até cafezinho a gente acha por aqui. Isso é muito bom porque tem pessoas que vêm ao médico e não tomam nem o café da manhã”, conta o repositor de mercadorias, Reinaldo dos Santos.

A UBS e a USF, com exceção do posto do bairro Gravatá, que estende o atendimento até às 22h, funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os PA´s funcionam 24 horas por dia.

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de março de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de março de 2021

Com participação de Elinaldo em reunião, governador decide ampliar medidas restritivas em toda RMS

Com participação de Elinaldo em reunião, governador decide ampliar ...

Nota de pesar pelo falecimento de Ubiramar de Araújo

Nota de pesar pelo falecimento de Ubiramar de Araújo

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.