Novo comandante do 12º BPM assume nesta quinta-feira

ASCOM BOT
Publicado 11/03/2009 08:03:08

O tenente-coronel, Ivanildo Castro Pereira assume nesta quinta-feira (12/03), o comando do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Camaçari. O tenente-coronel Ivanildo substitui o também tenente-coronel Alfredo Braga de Castro.

A cerimônia de transferência de cargo começa às 17h, na sede do batalhão, no bairro Ponto Certo.

A cerimônia contará com as presenças do prefeito Luiz Caetano, secretários, vereadores, lideranças municipais e do comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Nilton Régis Mascarenhas.

Alfredo Castro vai para a Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro, onde participa, entre 16 de março e 31 de julho, do curso de Inteligência Estratégica. Concluída a capacitação, o oficial fica à disposição do governador Jacques Wagner, que o nomeará para outra unidade do Estado.

O comandante esteve à frente do 12º BPM em dois momentos. O primeiro foi entre agosto de 1999 e novembro de 2000, quando saiu para assumir o comando do Batalhão de Choque, em Salvador. Em agosto de 2001, Alfredo Castro retornou ao Município onde permanece até hoje.

Durante este período, ele destaca a implantação de importantes projetos para redução da violência em Camaçari como o Programa Municipal de Segurança Pública, o Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), Cartão Programa, Polícia Comunitária, a Operação Segurança e Paz, juntos é que se faz e o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que já capacitou mais de 800 alunos na sede e 350 na orla.

Em Camaçari, o Pronasci foi implantado, inicialmente, por meio do governo do Estado, com ações de polícia comunitária nos Phoc´s 1, 2 e 3. O trabalho tem caráter preventivo e visa reduzir o número de crimes.

Os policiais ainda visitam residências e locais de grande fluxo de pessoas, como bares, estabelecimentos comerciais, escolas e unidades de saúde para conhecer a rotina e os problemas de cada comunidade. A visita inclui entrevista e preenchimento de cadastro com informações sobre o morador.

“O Pronasci, o Proerd e as ações de Polícia Comunitária são três grandes pilares da segurança pública. Não podemos admitir uma polícia afastada da comunidade, pois ela tem que ser parceira das nossas ações. Acredito que se há 10 anos os comandantes brasileiros tivessem a real visão do Proerd nós não estaríamos vivendo os problemas relacionados às drogas”, avalia Alfredo Castro.

O tenente-coronel Castro ainda destaca que através da operação Segurança e paz, juntos é que se faz, a polícia passou a atuar de forma intensiva nas áreas não contempladas pelo sistema de monitoramento eletrônico.

A operação inclui rondas, blitze e abordagens a motoristas e transeuntes. O objetivo é coibir a criminalidade nos bairros onde os equipamentos não estão instalados.

“Saio do comando de Camaçari com a certeza de um trabalho realizado com amplo apoio da população e da Prefeitura. O Município desenvolveu muito, e com isso vieram os problemas do crescimento, como a criminalidade. No entanto, considerando a conjuntura da Bahia, avalio Camaçari como uma cidade tranqüila”, finaliza.

ALFREDO CASTRO
Aos 49 anos, 31 deles dedicados à polícia militar, o tenente-coronel Alfredo Braga de Castro já integrou diversas organizações da PM, como o 4º Batalhão de Polícia Militar, em Alagoinhas, Batalhão de Choque e Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CEFAP).

Natural de Salvador, Alfredo Castro se formou em 1980 pela Academia de Polícia Militar.

IVANILDO PEREIRA
O tenente-coronel Ivanildo Braga Pereira, que assume o comando do 12º BPM de Camaçari, é natural de Coração de Maria.

Formado em 1981 pela Academia de Polícia, responde atualmente pelo comando da 31ª Companhia Independente de Valéria, na capital baiana. Ele ocupa o cargo há seis anos.

Foto: Agnaldo Silva

O tenente-coronel Alfredo Castro segue para curso na ESG -

Mais Notícias

Camaçari publica decreto com restrições para o fim de semana

Camaçari publica decreto com restrições para o fim de semana

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de fevereiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de fevereiro de 2021

Ação de fiscalização no combate à Covid é intensificada pela Sedur e STT

Ação de fiscalização no combate à Covid é intensificada pela Sedur ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.