Nova Central de Regulação e Base do SAMU foi inaugurada

ASCOM
ASCOM
Publicado 10/01/2019 12:01:09

A Prefeitura Municipal de Camaçari, através da Secretaria de Saúde (Sesau), inaugurou, na quarta-feira (09/01), a nova Central de Regulação e Base do SAMU 192, localizada na Avenida Contorno, no antigo prédio da Promotoria Pública. Além de Camaçari, compõem a regional os municípios de São Sebastião do Passé, Conde, Pojuca, Dias d’Ávila e Mata de São João. Na nova base, trabalharão 28 servidores que serão responsáveis por cerca de 600 atendimentos mensais que ocorrem em Camaçari.

A nova base, além de oferecer mais agilidade e mobilidade às equipes na hora de atender aos chamados, uma vez que antes a mesma estava localizada dentro de um bairro residencial com muitos quebra-molas no entorno e transeuntes e crianças nas ruas, também está equipada com sistema de telefonia e dados em fibra ótica, garantindo que todas as chamadas feitas ao SAMU sejam recebidas pela equipe.

Para o prefeito Elinaldo Araújo, a inauguração da nova base do SAMU é para começar o ano com o pé direito. “Em 2017, nossas primeiras ações foram na saúde. Em 2018, começamos o ano reinaugurando a Unidade de Saúde da Família de Catu de Abrantes. E agora, em 2019, começamos com o SAMU. E tem muito mais por vir. Pois, continuamos o trabalho de requalificação das unidades de saúde. Até aqui já foram requalificadas 30 unidades, reabertas 36 farmácias, reinaugurado o CCZ e o CEO. Isso sem falar na ampliação dos serviços de vacinação, curativos, exames e consultas, o mutirão de cirurgias e a inauguração do Centro de Atenção à Saúde da Criança”.

Secretário de Saúde de Camaçari, Elias Natan ressalta o avanço no serviço do SAMU nos últimos dois anos. “Quando assumimos a gestão, havia apenas uma ambulância do SAMU em funcionamento. Dois anos depois, temos cinco ambulâncias em operação, sendo três na sede e duas na orla. Inauguramos a base descentralizada da orla ano passado e agora a nova base do SAMU. Isso é fruto do empenho de toda a equipe e determinação do prefeito Elinaldo, que tem sido um grande parceiro”.

Coordenadora do SAMU Camaçari, Mônica Cardoso comemora a inauguração da nova base. “É mais um avanço na saúde pública da cidade. Agora, o próximo passo é chegar a um acordo com o Hospital Geral de Camaçari para que as macas do SAMU não fiquem retidas quando levarmos pacientes para o HGC por falta de leitos no hospital estadual. Assim como realizarmos uma campanha com a ajuda da mídia para combater os trotes, pois todos os meses recebemos mais de dois mil trotes, o que nos traz um problema enorme”.

Slideshow | 10 fotos

Nova Central de Regulação e Base do SAMU foi inaugurada

Mais Notícias

Multidão homenageia o padroeiro de Monte Gordo durante cortejo

Multidão homenageia o padroeiro de Monte Gordo durante cortejo

Parque Satélite recebe serviço de pavimentação asfáltica

Parque Satélite recebe serviço de pavimentação asfáltica

Projeto Sou Verão leva atividades esportivas gratuitas para Itacimirim neste sábado (19)

Projeto Sou Verão leva atividades esportivas gratuitas para Itacimi...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.