Considerando a Resolução de n.º 16/2021 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) que aprova as recomendações aos prefeitos e secretários municipais de saúde para a vacinação contra a Covid-19 em sua primeira fase e o quantitativo de doses liberadas pelo Ministério da Saúde (MS) e Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para o início da primeira etapa da campanha de vacinação no município, a Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari, através da Diretoria de Vigilância à Saúde, informa que nessa etapa foram contemplados aproximadamente 60% dos trabalhadores da saúde, de acordo com a estimativa desse público-alvo informado pela secretaria estadual.
Os secretários da saúde estão orientados, através da referida resolução, de que devem seguir a estratificação do grupo prioritário, trabalhadores da saúde, respeitando a ordem definida no documento. Dessa forma, seguindo tais recomendações, foram vacinados com a 1ª dose 3.596 trabalhadores de saúde. De acordo com a ordem prevista na Resolução CIB n.º 16/2021, as próximas etapas incluem:
1. Clínicas/ambulatórios de especialidades (odontologia, otorrino, infectologia e pneumologia);
2. Profissionais envolvidos diretamente nos serviços funerários (transporte de cadáveres e sepultamento);
3. Clínica médica, biomédicas e similares; apoio administrativo, higienizadores e demais profissionais que atuam em laboratórios que realizam coleta e testagem para a Covid-19;
4. Profissionais dos serviços estratégicos de apoio para o combate à doença: secretários da saúde, diretores, coordenadores, gerentes, auxiliares administrativos, almoxarifes, trabalhadores da copa e fornecimento de alimentação, trabalhadores da conservação predial e trabalhadores da limpeza;
5. Demais trabalhadores da saúde (profissionais liberais, estabelecimentos comerciais de saúde e outros locais que não tenham atividade assistencial direta aos pacientes com a Covid-19 ou suspeitos).
Os estabelecimentos de saúde devem enviar o nome da clínica, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES), além da relação nominal dos trabalhadores da saúde para o endereço de e-mail: vacinacao.covid.camacari@gmail.com, em arquivo no formato Excel com as seguintes informações: nome completo do trabalhador, CPF, data de nascimento, nome da mãe e função que exerce. Só serão vacinados os profissionais que estiverem com CNES ativo e atualizado. No ato da vacinação, os trabalhadores da saúde devem apresentar declaração devidamente assinada, cujo modelo pode ser acessado neste link.
Para os estabelecimentos de saúde que necessitam atualizar o CNES, devem buscar mais informações da Diretoria de Regulação, Controle e Avaliação da Sesau, através do número (71) 3644-8307 ou e-mail: cnescamacari@gmail.com.
Após a avaliação da relação nominal, os estabelecimentos receberão um e-mail com informações do local e data da vacinação. Para os profissionais envolvidos diretamente nos serviços funerários (transporte de cadáveres e sepultamento), as empresas devem enviar declaração devidamente assinada pelo empregador responsável legal, com dados de CNPJ e relação nominal contendo: nome completo do trabalhador, CPF, data de nascimento, nome da mãe e função que exerce.