Nilton Borba toma posse nesta terça-feira

Iwwa Agência
Publicado 14/06/2010 05:06:50

O novo delegado titular da 18ª Circunscrição Policial (CP) de Camaçari, Nilton Borba de Souza, toma posse terça-feira (14/06), às 10h, na Câmara de Vereadores do Município.

A cerimônia vai contar com a presença do prefeito Luiz Caetano, do delegado-chefe da Polícia Civil, Joselito Bispo, autoridades políticas e policiais.

Nilton Borba garante que as ações da 18ª CP vão estar centradas na luta contra tóxicos e entorpecentes. “Entendo que grande parte dos crimes, a exemplo de homicídios e roubos de carros, tem uma forte relação com o tráfico”. E acrescenta, “O flagelo social nos dias atuais é o crack”.

O delegado pretende dar continuidade ao trabalho realizado pelo delegado Clayton Leão Chaves, assassinado no dia 26 de maio, na localidade de Cajazeira de Abrantes, zona rural de Camaçari.

Segundo o novo titular da 18ª Delegacia, Clayton foi seu colega de turma durante a Academia da Polícia Civil, companheiro de trabalho no Centro de Operações Especiais (COE), além de fazer parte do rol dos amigos mais próximos.

“É uma grande responsabilidade substituir Clayton. Ele era muito competente e fez um bom trabalho em Camaçari”, analisa. 

Nilton Borba reforça que veio para somar. “Vamos trabalhar em conjunto com a Polícia Militar”. Graças ao currículo e a boa relação do delegado com as demais estruturas da Policial Civil, a 18ª CP vai contar com o apoio do COE, da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DRFRV) e do Departamento de Narcóticos.       

A partir de quarta-feira (15/06), Nilton Borba vai conhecer a equipe que irá coordenar. “Inicialmente vou avaliar o grupo e decidir se há necessidade de trazer uma outra equipe para trabalhar comigo”.

E complementa dizendo que “uma coisa é certa, vou lutar para aumentar o número de profissionais e ampliar os recursos de trabalho”.

Nilton Borba foi nomeado na última quarta-feira (10/06) através de decreto do governador Jaques Wagner, publicado no Diário Oficial do Estado.

EXPERIÊNCIA

Antes de assumir a 18ª Circunscrição Policial de Camaçari, Nilton Borba fazia parte do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), no qual coordenava o Grupo Visão Noturna na Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DRFRV).

Membro da Polícia Civil há 27 anos, o delegado Nilton Borba, 49 anos, entrou na instituição como agente policial para trabalhar no extinto Grupamento Especial de Prevenção (GEP), precursor do Centro de Operações Especiais (COE).

Ao todo, foram 17 anos como agente policial. Delegado há nove anos, trabalhou como plantonista da delegacia de Feira de Santana e titular das delegacias de Nilo Peçanha, por seis meses, e de São Felipe, por quatro meses.

De acordo com o delegado, o interesse pela policia surgiu aos 18 anos, quando prestou serviço para o exército.

Formado em Direito em 1982, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Nilton Borba teve oportunidade de prestar concurso para delegado, após 12 anos como policial.

Pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal, Nilton Borba participou de cursos operacionais nos Estados Unidos e em Israel. Na passagem pelos dois países, o delegado aprendeu sobre Inteligência Policial e noções contra terrorismo, a exemplo de técnicas avançadas de tiro, armamentos e explosivos.

Foto: Marina Silva

A posse será na Câmara de Vereadores -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 14 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 14 de abril de 2021

STT realiza modificações no trânsito por conta de obra do Viaduto do Trabalhador

STT realiza modificações no trânsito por conta de obra do Viaduto d...

Secretarias de Habitação e Turismo alinham estratégias para futuras ações

Secretarias de Habitação e Turismo alinham estratégias para futuras...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.