NASF amplia atendimento à população

ASCOM BOT
Publicado 02/09/2015 11:09:23

A oferta dos serviços, principalmente do sistema público de saúde do Município, foi determinante para a permanência da cuidadora de idosos, Aparecida da Penha, de 36 anos, em Camaçari. Segundo ela, a família, que morava na capital paulista, tinha dificuldades até para encontrar serviços básicos, como oferta de vacinas.

Há mais de dois anos no Município, Aparecida da Penha encontrou em Camaçari um novo caminho para cuidar e educar os cinco filhos ao lado do marido, Francisco Silva, de 51 anos, que trabalha na área de serviços gerais, Francisco Silva, de 51 anos.

“Encontrei aqui uma oportunidade de recomeçar. Minha vida mudou completamente, principalmente depois que passei a ser atendida pelo NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)”, disse. Desde julho, o Núcleo realiza projeto terapêutico singular com a família, a partir de acompanhamento de prevenção, promoção, reabilitação e educação em saúde.

Os procedimentos são feitos com profissionais de educação física, fisioterapia e nutrição, que visitam a residência das famílias. Também participam da ação médicos e enfermeiros da USF (Unidade de Saúde da Família) do Phoc III.

Foi com apoio do NASF e dos pactos feitos entre a equipe e a família que Aparecida da Penha observou, em menos de um mês, a rotina de toda família mudar bruscamente. O comodismo na frente da televisão e os problemas de relacionamento com os vizinhos se transformaram em diversão.

Das brigas entre irmãos, eles passaram para o processo de compartilhamento de conhecimento. Além disso, agora todos têm mais rigor com a alimentação e seguem a risca o que foi passado pela nutricionista.

Para Aparecida da Penha, o que mais tem deixado ela feliz é ver o progresso de um dos filhos que tem problemas cardíacos. “Aqui ele tem tido todos os cuidados necessários. Essa é uma equipe de anjos. Com a ajuda deles, meu filho está desinibido e sei que os problemas cardíacos dele serão amenizados”. Ela ainda ressaltou que com os outros serviços oferecidos pela Prefeitura, ele aprendeu a ler e a tocar violão.

Além de ter a certeza de que escolheu a cidade certa para viver com a família, outra questão que é unanime para Aparecida da Penha é continuar com a nova rotina saudável aplicada pela equipe do NASF.

O desejo de Aparecida da Penha é “ver esse trabalho sendo ampliado”. Com certeza, isso não deve demorar a acontecer. No dia 28, acontece um encontro entre a comunidade e a equipe, para ouvir as demandas e os tipos de atividades físicas que eles desejam ter. Atualmente, outras nove famílias recebem acompanhamento do Núcleo.

Desde março, o NASF ampliou a oferta de atendimento à população de Camaçari, através da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Com isso foram ampliadas a resolutividade e a capacidade de respostas das equipes de Saúde da Família.

Os residentes do Nasf que atendem Aparecida da Penha atuam junto às unidades de saúde nos bairros Phoc II e III. Os atendimentos acontecem também nas USF do Phoc I, Piaçaveira, Parque das Mangabas, Machadinho, Nova Aliança e Parafuso. 

Slideshow | 4 fotos

NASF amplia atendimento à população

Mais Notícias

Escuta especializada está suspensa em Camaçari

Escuta especializada está suspensa em Camaçari

Prefeitura continua entregando benefícios sociais

Prefeitura continua entregando benefícios sociais

Moradores do bloco 19 do conjunto Lucaia voltam a ocupar imóveis

Moradores do bloco 19 do conjunto Lucaia voltam a ocupar imóveis

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.