Município instala centro de vigilância da gripe

Iwwa Agência
Publicado 30/07/2008 09:07:46

Por conta de Camaçari ser uma cidade industrial e ter grande fluxo migratório, o Ministério da Saúde determinou que o Município fosse um dos centros de referência em influenza (nome científico da gripe). Em toda a Bahia, só existem duas dessas unidades. A outra é o 5º Centro de Saúde, em Salvador.

De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância da Influenza em Camaçari, Amanda Costa, o objetivo da iniciativa é analisar e monitorar qual tipo de vírus circula na cidade.

Toda terça-feira, a unidade de saúde de Nova Aliança, local onde funciona o centro de referência do Município, realiza a coleta de orofaringe (amostra de saliva e narina) em pacientes com sintomas da gripe. O objetivo é confirmar ou não a doença. Os materiais colhidos são enviados para análise em laboratório.

Segundo a enfermeira da Policlínica do Centro Michele de Andrade, a gripe é difícil de evitar por se tratar de um vírus. Pessoas com baixa imunidade, desnutridas e idosas são mais suscetíveis à doença. Cerca de 80 a 90% dos óbitos ocorrem em pessoas com mais de 65 anos. Camaçari possui cerca de 8 mil idosos. Por conta disso, o Ministério da Saúde prioriza a faixa etária nas campanhas contra a gripe.

A vacina contra a gripe é disponibilizada para os idosos durante o período de vacinação. Portadores de anemia falciforme e transplantados podem ser vacinados nos postos de saúde, com a apresentação de relatório médico.

CUIDADOS
A gripe requer do paciente alguns cuidados, como proteger com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar, evitar sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até 5 cinco dias após o início dos sintomas), evitar aglomerações, ambientes fechados e receber luz solar.

Os sintomas da doença são febre alta, dores musculares, de garganta e de cabeça, além de tosse seca.

Foto: Nelinho Oliveira

Centro de referência funciona no posto Nova Aliança -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 7 de maio de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 7 de maio de 2021

Vacinação contra Covid continua neste sábado e avança de faixa etária

Vacinação contra Covid continua neste sábado e avança de faixa etária

Sedap faz nova entrega de sementes e adubos na zona rural

Sedap faz nova entrega de sementes e adubos na zona rural

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.