Município inaugura sistema de vigilância por câmera

ASCOM BOT
Publicado 17/06/2008 07:06:11

Camaçari é o primeiro município da Bahia e um dos poucos do Brasil a implantar moderno sistema de vigilância eletrônica que monitora, 24 horas por dia, as regiões mais movimentadas da cidade. A inauguração acontece nesta quarta-feira (18/06), às 16h, no 12º Batalhão da Polícia Militar, no bairro do Ponto Certo.

Na solenidade, que terá a presença do prefeito Luiz Caetano, secretários, personalidades e população, será feita a demonstração do sistema, que conta com 22 câmeras, sendo 20 fixas e duas móveis, 28 rádios transmissores, dois monitores de plasma de 42 polegadas e quatro computadores – dois para armazenar as imagens e dois para transmiti-las.

Altamente modernos e resistentes, os equipamentos, interligados via rede sem fio, mantêm o funcionamento mesmo em dias de chuva e sol forte e resistem a ventos de até 150 km/h. As câmeras registram até 900 metros de distância (com zoom óptico de 35 vezes e digital de 10 vezes) e podem rodar, na horizontal, até 360 graus, e na vertical, 180 graus.

Totalmente custeado pela Prefeitura, a aparelhagem de segurança pública significa um investimento de aproximadamente R$ 768 mil. Os equipamentos, que vão ajudar a combater e evitar delitos, foram colocados em pontos estratégicos, como as praças dos 46, Abrantes, Desembargador Montenegro, acesso da Gleba C, Centro Administrativo e entradas e saídas do Município.

As imagens captadas são emitidas, em tempo real, para o 12º BPM, onde funciona a Central de Monitoramento. A operacionalização fica por conta de 16 policiais, que serão treinados e capacitados para a função. Toda a parte de suporte será dada pela Coordenação de Gestão da Tecnologia da Informação (CGI) da Prefeitura.

As 20 câmeras fixas foram instaladas em postes, junto com um rádio transmissor, a uma altura de sete metros e são protegidas por caixas anti-vandalismo. As outras duas, móveis, podem ser levadas e instaladas, temporariamente, em qualquer lugar, sendo ideal para eventos de grande público ou regiões com necessidade de monitoramento momentâneo.

Foto: Agnaldo Silva

As 22 câmeras reforçam a segurança na cidade -

Mais Notícias

Matrícula para novos alunos da Casa da Criança terá início dia 15

Matrícula para novos alunos da Casa da Criança terá início dia 15

Defesa Civil inicia a Operação Chuva

Defesa Civil inicia a Operação Chuva

Prefeitura publica Decreto que mantém medidas restritivas até dia 8 de março

Prefeitura publica Decreto que mantém medidas restritivas até dia 8...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.