Município implanta programa de educação no trânsito

ASCOM BOT
Publicado 06/06/2008 01:06:32

A Superintendência de Trânsito e Transporte (STT) assina terça-feira (10/06), convênio com a organização não-governamental Global Road Safety Partnership (GRSP). A solenidade acontece às 10h, na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro.

A iniciativa visa colocar Camaçari entre as cidades que detêm os mais organizados sistemas de transporte e trânsito do Brasil, atendendo os padrões internacionais de planejamento e gestão do trânsito.

O Município será o primeiro do Norte/Nordeste a implantar o Programa de Educação no Trânsito da ONG internacional, que atua na Europa Oriental, África, Ásia e América Latina. O serviço está presente em 20 cidades brasileiras.

A GRSP vai disponibilizar consultoria gratuita ao Município, auxiliando no planejamento e na implantação de sistemas de gestão que aumentem a segurança viária. Além de contar com a colaboração das secretarias de Educação (Seduc), Serviços Públicos (Sesp), Planejamento (Seplan), Integração da Orla (Seorla) e Infra-Estrutura (Seinfra).

A Global Road Safety Partneship (GRSP) estabelece metas a serem cumpridas pelo Município e cria uma classificação de segurança, de acordo com o número de acidentes. Os selos são divididos em ouro, prata e bronze, classificando as atividades do transporte público.

A STT apresentou projetos pilotos como o Educatrânsito, TransportAção e o Plano de Ação Imediata no Trânsito (PAIT) para fazer parte dos planos da ONG, que também está presente em escolas, associações e empresas privadas.

A medida prevê redução de acidentes, melhorias de acessibilidade, organização e ordenamento do transporte público, além de intensificar a fiscalização.

As ações da GRSP, juntamente com o Plano de Ação Imediata no Trânsito (PAIT) da STT, resultam em qualidade e segurança para os cidadãos. A execução dos programas é de responsabilidade do poder público, envolvendo o setor privado e toda população.

ONG
A GRSP, sediada em Genebra, Suíça, foi criada pelo Banco Mundial em 1999 e tem o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial de Saúde, Cruz Vermelha, Banco Interamericano de Desenvolvimento e multinacionais.

A ONG atua no Brasil desde 2001, em cooperação com governos locais e empresas privadas para desenvolver uma série de estratégias de segurança nas estradas.

A rede da GRSP no Brasil inclui cidades como Sumaré, Jacareí, Araraquara, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Resende, São Caetano do Sul, Macaé, Gravataí, Indaiatuba, Jundiaí, Florianópolis, Guaíba, Mogi das Cruzes, São José dos Campos, Santo André, São José do Rio Preto e Taubaté.

Foto: Agnaldo Silva

Parceria melhora ordenamento do tráfego no Centro -

Mais Notícias

Camaçari segue Estado e amplia por mais 48 horas medidas restritivas

Camaçari segue Estado e amplia por mais 48 horas medidas restritivas

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de fevereiro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 28 de fevereiro de 2021

Nota de pesar pelo falecimento de Israel Batista

Nota de pesar pelo falecimento de Israel Batista

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.