Município de Camaçari

A história da nossa cidade

Tudo começou em 1558, às margens do Rio Joanes, quando os jesuítas João Gonçalves e Antônio Rodrigues formaram a Aldeia do Divino Espírito Santo. Logo depois surge a Companhia de Jesus, um espaço para catequizar os índios Tupinambás que viviam aqui.

Em 1624, a primeira grande vitória. Sob a liderança do Bispo D. Marcos Teixeira, várias autoridades foram acolhidas na vila e, junto com os índios, organizaram tropas de resistência que ajudaram a expulsar os holandeses da Bahia.

Em 28 de setembro de 1758 vem a emancipação com a expulsão dos jesuítas e o decreto assinado por Marquês de Pombal, mudando o nome do povoado para Vila de Nova Abrantes do Espírito Santo. Pouco depois, passou a se chamar Vila de Abrantes.

Slideshow | 9 fotos

Município de Camaçari

 

O município era bem pequeno e contava apenas com 544 casas e 1200 habitantes.

As terras pertenciam ao desembargador Tomaz Garcez Paranhos Montenegro que, graças à sua influência política, conseguiu trazer, em 1860, a estrada de ferro para suas terras, impulsionando o crescimento da região.

Em 1920, após o governador Francisco Marques de Góes Calmon mudar a sede do município de Abrantes para Camaçari, o distrito de Camaçari é criado. Cinco anos depois, passa a se chamar Monte Negro, em homenagem ao desembargador.

Finalmente, em 30 de março 1938, através de um decreto, o município passou a ser chamado de Camaçari, que ficou sendo formado pela sede e os distritos de Vila de Abrantes, Monte Gordo e Dias D’Ávila, este último emancipado em 1985.

O nome, que inicialmente se escrevia Camassary, tem origem tupi-guarani.
O significado é árvore que chora, devido ao orvalho que cobria a copa das árvores com gotículas de água.

784,658 km²

Camaçari tem uma área com cerca de 784,658 km² .

293.723

Soma total da população urbana, segundo dados do IBGE (Estimativas de População 2018)

03

Áreas de proteção ambiental. Camaçari também possui, dunas e manguezais.

42

42 quilômetros de faixa costeira. Maior território da Região Metropolitana.

Calendário

Junho - 2018

Fale com a gente

A Ouvidoria é um contato direto que você tem com a Prefeitura de Camaçari. Para registrar reclamações, tirar dúvidas, dar sugestões, fazer críticas ou elogios, entre em contato com a gente.

Ouvidoria Geral do Município

Horário de Atendimento - 08h às 17h

Prefeitura de Camaçari: Rua Francisco
Drumond, S/N, Centro Administrativo.
CEP. 42.800-000
Camaçari – Bahia – Brasil

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.