O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) começa a ser implantado em Camaçari a partir desta segunda-feira (30/06), quando o prefeito Luiz Caetano assina em Brasília (DF), o convênio de transferência de recursos, no Ministério de Justiça.
Camaçari vai receber R$ 1,4 milhão, que será utilizado para a viabilização das ações, cujo foco é atender jovens de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social.
Além da implementação dos projetos já definidos, a verba ainda pode ser usada para aquisição de equipamentos de segurança e contratação da equipe local do Pronasci, que ficará responsável pela execução e coordenação das iniciativas.
Estão previstas para o Município as ações Espaços Urbanos Seguros, Mulher da Paz, Protejo Jovem Cidadão, Reservista Cidadão, Proeja Educação Profissionalizante para Jovens e Adultos, Brasil Alfabetizado, cursos preparatórios para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), modernização e instalação de espaços culturais e de pontos de leitura, telecentros para inclusão digital, iniciativas de esporte e lazer na cidade.
A verba é fiscalizada por todas as entidades civis e governamentais que integram o Gabinete de Gestão Integral (GGI) de cada município, a exemplo da Polícia Militar, de associações de moradores, Câmara de Vereadores, entre outras.
Além de Camaçari, o Pronasci beneficia na Bahia as cidades de Lauro de Freitas, Simões Filho e Salvador. O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania visa reduzir a violência em 11 regiões metropolitanas brasileiras. O projeto articula políticas de segurança com ações sociais, priorizando a prevenção.

Programa viabiliza ações de segurança e cidadania -