Mudanças no trânsito e transporte para o Festival de Arembepe

ASCOM
ASCOM
Publicado 28/03/2019 11:03:23

Se o seu destino, entre os dias 29 de março e 1º de abril, é curtir o Festival de Arembepe, você precisa tomar a direção certa e se posicionar adequadamente dentro do circuito da festa. Para isso, a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), montou um esquema especial onde serão implementadas algumas alterações neste sentido.

A intenção é melhorar a mobilidade no entorno do circuito, promovendo maior comodidade e segurança às pessoas que irão aproveitar os quatro dias do festival. As mudanças dizem respeito ao trânsito, tráfego de veículos, aos locais destinados a estacionamento, além das linhas disponíveis do transporte público e às modificações de horários dos mesmos.

Os profissionais da STT (agentes de fiscalização, supervisores, gerentes operacionais e diretores de trânsito e transporte) poderão, a qualquer tempo, alterar e/ou afixar sinalização vertical e temporária, realizando bloqueios, com vistas ao atendimento da melhor operacionalidade do trânsito e do transporte durante o evento, desde que observadas as demais normas de trânsito e transporte vigentes.

A base de apoio da STT ficará instalada no Posto de Informações Turísticas Nidinho. Os canais de comunicação com o órgão são: Central de operações e informações (180), para problemas no trânsito ou no transporte público; e Ouvidoria (3622-7788), para críticas, sugestões e denúncias.

 

TRANSPORTE

Desde o dia 29/3 (sexta-feira), a partir das 8h, o fim de linha, localizado no Terminal de Transbordo Professora Célia Campos, será desativado. O ponto de embarque e desembarque de passageiros será montado provisoriamente na Rua S, em frente à loja de material de construção, atrás do Posto de Informações Turísticas Nidinho, localizado na entrada principal de Arembepe. O ponto de ônibus só será reativado no local de origem, na madrugada de terça-feira (2/4).

Os ônibus do Transporte Público Coletivo, oriundos da BA-099, sentido Praça Isaac Marambaia (terminal de ônibus), terá seu ponto final modificado de acordo com o início da programação para a Rua S, marginal à BA-099, devendo seguir as orientações dos agentes da autoridade de trânsito no local, quanto ao embarque e desembarque de passageiros.

A Rua S será destina ao estoque dos ônibus intermunicipais e municipais. Os lados esquerdo e direito da via serão destinados à circulação. A mesma passa a ter sentido único de circulação (sentido da Rua Campinas à Rua Direta de Arembepe). A Rua S será área de uso exclusivo do transporte público coletivo, sendo proibida a circulação e estacionamento de outros veículos motorizados não autorizados.

Será permitido o acesso local de moradores, caso precisem acessar as garagens de seus domicílios ou lojas comerciais. A circulação dos ônibus será com entrada pela BA-099, acesso pela Rua Campinas (via marginal da rodovia), Rua S e saída pela Rua Travessa T, Rua U, acessando a BA-099.

 

No que diz respeito ao transporte público coletivo e aos referidos horários, o serviço será realizado da seguinte forma:

-COOPERUNIÃO (Arempebe x Sede e vice versa): primeiro horário às 5h, saindo de Arembepe/ último horário às 21h, com destino à Sede. Veículos saindo a cada 30 minutos.

-Cidade das Águas (Arembepe x Dias d’Ávila via Camaçari): primeiro horário 6h/ último horário 17h40, com horário extra às 4h e 5h. Veículos saindo a cada 20 minutos.

-BTM (Arembepe x Estação Mussurunga: primeiro horário 4h/ último horário 23h). Durante o dia, a saída de veículos será a cada 20 minutos. A partir da 18h e até 23h, a saída será a cada 30 minutos.

Transporte público individual: táxi terá área de embarque e desembarque de passageiros localizada na Rua Direta de Arembepe, no ponto de ônibus após a Escola Municipal Giltônia Pereira de Souza, reservando-se nove vagas. Mototáxi terá área de embarque e desembarque de passageiros localizada na Rua Direta de Arembepe, no recuo logo após o Posto de Informações Turísticas Nidinho, reservando-se 20 vagas.

Transporte por aplicativo: o transporte por aplicativo terá área de embarque e desembarque de passageiros localizados na Rua S, no recuo localizado entre o Restaurante Comida Caseira até a loja de materiais de construção, reservando-se duas vagas. As Diretorias Técnicas de Trânsito e de Transporte (DTT/DTP) poderão adotar medidas emergenciais, voltadas a garantir uma melhor circulação dos veículos nas imediações, através de seus agentes, disciplinando e orientando o trânsito de veículos e pedestres, com vistas à garantia da segurança viária.

Fica determinantemente proibida a utilização de qualquer veículo motorizado, de tração humana ou animal (carro de som, bicicleta com som, motocicleta com som, minitrio, trio-elétrico, “fubica”, “paredão” e outros) utilizando-se equipamento de som em volume e frequência não autorizados pelo poder público municipal e/ou autoridade de trânsito do município nas vias supramencionadas e suas imediações.

Operação de carga e descarga: só será permitida a operação de carga e descarga de mercadorias no circuito e imediações do evento até as 15h, antes do início das restrições previstas. Os veículos que se encontrarem realizando operação de carga e descarga nas vias do circuito e imediações do evento deverão encerrá-las e sair do local, imediatamente, ao fim do prazo.

Durante os quatro dias do festival, o efetivo operacional da STT irá trabalhar durante 24 horas, em equipes divididas por escala. Outra parte da equipe estará atuando na sede, nos terminais de Integração Sede e Orla (TISO) e Rodoviário.

 

TRÂNSITO

Ficará proibido o trânsito de veículos motorizados e/ou de tração animal na Rua Direta de Arembepe – trecho a partir da interseção com a Estrada do Coco (Rodovia BA-099) até a Praça das Amendoeiras – durante a concentração, o cortejo religioso e o desfile dos blocos e das agremiações carnavalescas nos dias que seguem o evento.

Estacionamento: no que diz respeito aos locais onde será proibido estacionar durante o evento estão as ruas Direta de Arembepe e da Glória, em ambos os lados da via; ruas Guilherme Machado e  Terceiro Arraial de Arembepe no entorno do Terminal de Transbordo Professora Célia Campos; rua Nivalda que dá acesso à Caraúna; ruas Lídia Coelho, Manoel Coelho, S e das Palmeiras, em ambos os lados; nas ruas Arraial de Arembepe e do Piruí, no trecho do Hotel Tubarão, até o Tempero do Aye; no entorno das praças dos Coqueiros e das Amendoeiras; na Travessa Manoel Coelho, no trecho do Banco Bradesco; e na Rua Guilherme Machado, ficando a frente do Colégio Municipal Lídia Coelho Pinto reservado exclusivamente para o estacionamento dos veículos a serviço e de uso dos servidores da STT.

Fica proibido o estacionamento de veículos de pequeno porte nas áreas destinadas ao transporte público, devidamente autorizado, conforme sinalização implantada.

Ficam reservadas, exclusivamente, cinco vagas de estacionamento para veículos transportando idosos e pessoas com deficiência, com a utilização da devida credencial, na via Direta de Arembepe, próximo ao antigo módulo policial.

Bloqueios: haverá bloqueio total da via, com prismas de concreto (gelo baiano), na interseção da 4ª Travessa Leopoldo Coelho com a Rua Direta de Arembepe e interseção da Travessa Leopoldo Coelho com a Rua Direta de Arembepe. Haverá bloqueio parcial da via, com gelo baiano, na Rua Nivalda (lado direito) e na 2ª Rua da Caraúna (lado direito), sentido a Rua Direta de Arembepe.

Interdição e reaberturas: os horários dessas intervenções nas vias, durante a realização do evento, serão de responsabilidade da STT, através dos seus prepostos, cujas previsões de início e término são as seguintes: sexta-feira (29/3), fechamento previsto para as 9h e reabertura às 3h de sábado (30/3); sábado (30/3), fechamento previsto para às 11h e reabertura às 4h de domingo (31/3); domingo (31/3), fechamento previsto para às 10h e reabertura às 4h de segunda-feira (1º/4); segunda-feira (1º/4), fechamento previsto para às 12h e reabertura às 3h de terça-feira (2/4). Esses horários se aplicam a todas as vias nas imediações do evento, conforme sinalizações instaladas no local.

Opções de tráfego: veículos, em geral, com destino as praças dos Coqueiros e das Amendoeiras: ônibus, caminhões e carretas, oriundos da BA-099 sentido Praça das Amendoeiras e dos Coqueiros, deverão adentrar pela Rua Nivalda ou Rua das Bromélias, acessando a Rua da Caraúna para seguir a indicação da sinalização temporária e/ou orientação dos agentes da autoridade de trânsito. A orientação também serve para automóveis, motocicletas, motoneta e ciclomotores oriundos da BA-099, sentido às praças das Amendoeiras e dos Coqueiros: deverão adentrar pela Rua Nivalda ou Rua das Bromélias, acessando a Rua da Caraúna.

Slideshow | 2 fotos

Mudanças no trânsito e transporte para o Festival de Arembepe

Mais Notícias

Setembro Amarelo: prevenção ao suicídio é tema de palestra entre servidores

Setembro Amarelo: prevenção ao suicídio é tema de palestra entre se...

Prefeitura promove treinamento para artesãos

Prefeitura promove treinamento para artesãos

Prefeitura entrega mais mil cartões do Programa Bolsa Social

Prefeitura entrega mais mil cartões do Programa Bolsa Social

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.