Moradores debatem projeto da Via Parque

Iwwa Agência
Publicado 30/07/2008 02:07:09

Comunidade, representantes da Prefeitura e governo do estado discutiu nesta quinta-feira (31/07), pela manhã, o projeto de pavimentação da Via Parque, que liga Vila de Abrantes a Jauá. A consulta pública aconteceu na Associação Beneficente de Jauá, localizada na rua Direta, na praça da igreja.

O projeto desenvolvido não prejudica a flora e a fauna da região e segue determinações do Instituto do Meio Ambiente (IMA), antigo CRA. No projeto, está previsto pavimentação em paralelepípedo, barreira física no acesso às dunas, rotas para passagem de animais e pontes nos locais de bifurcação com a lagoa, córregos e áreas úmidas.

A Via Parque, que tem mais de 10 anos de existência e 2,6 quilômetros, será totalmente iluminada, ganhará ciclovia, passeio, sinalização adequada e duas portarias de acesso com fiscalização constante. Além disso, estão previstos sistema de drenagem, redutores de velocidade e tratamento paisagístico das margens, com recomposição da vegetação local.

Entre as determinações do projeto está ainda proibição do acesso de caminhões e veículos pesados. A Superintendência de Trânsito e Transporte (STT) de Camaçari ficou encarregada de estabelecer a velocidade máxima permitida na estrada.

Atualmente, a Via Parque é uma das principais opções de acesso para moradores da região de Jauá e Vila de Abrantes e é considerada área de proteção ambiental, já que corta dunas e lagoas.

Representantes das associações de moradores e das secretarias municipais de Planejamento, Urbanismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento da Gestão (Seplan) e de Infra-Estrutura (Seinfra) participaram da reunião.

Também participaram da consulta pública, representantes da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), Ministério Público, Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto de Gestão de Águas e Clima (Ingá), Área de Preservação Ambiental (Apa) e da Polícia Militar.

Foto: Marina Silva

Pista, com 2,6 quilômetros, liga Vila de Abrantes a Jauá -

Mais Notícias

Sedes estimula doação de sangue para reforçar estoque do Hemoba

Sedes estimula doação de sangue para reforçar estoque do Hemoba

Reunião discute parâmetros para retomada das aulas presenciais

Reunião discute parâmetros para retomada das aulas presenciais

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de maio de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de maio de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.