Ocorreu no último domingo (04), na localidade da Fonte do Buraquinho, em Vilas de Abrantes, o primeiro plantio comunitário do Curso de Recuperação e Conservação em Áreas de Preservação Permanente (APP), promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur). Cerca de 30 pessoas participaram da ação.
Como parte da nova política ambiental do Executivo, 250 mudas de Ingás, Flamboyant Mirim, Aroeira e Paineira foram plantadas com o objetivo de recuperar a vegetação nativa em áreas de preservação ambiental. Uma equipe técnica da Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPA) acompanhou o plantio, que contou com a participação da comunidade.
O curso, que teve como objetivo formar agentes multiplicadores no cuidado com o meio ambiente, ofertou aulas práticas e teóricas sobre o manejo do solo. “Essa capacitação além de contribuir para a conscientização em relação à necessidade de proteção da natureza, serviu ainda para aproximar o poder público da população. Essa turma foi uma espécie de piloto pra que futuramente outros colaboradores participem”, destacou a secretária da Sedur, Juliana Paes.
A próxima comunidade a ser contemplada com o plantio de mudas da Mata Atlântica será no entorno da lagoa de Estiva de Buris, também em Vilas de Abrantes, no dia 18 de março.