Para celebrar mais uma conquista dos moradores do programa federal Minha Casa Minha Vida, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Habitação (Sehab), promove, nesta quinta-feira (04/04), a partir das 15h, na sala multiuso da Cidade de Saber, a entrega dos certificados de conclusão de curso das alunas do curso de corte e costura.
Os certificados serão entregues para os moradores dos condomínios Morada dos Pardais V e VI, que durante três meses tiveram várias aulas práticas e teóricas de corte e costura. “O curso abriu portas para o meu aprendizado na área e hoje sei que posso ganhar dinheiro com isso”, contou a moradora Joseane dos Santos.
Ao todo, 30 mulheres serão certificadas pelo curso. Para o secretário de Habitação, Junior Borges, este é mais um importante passo dado para melhorar as condições de vida dos moradores. “Cursos como este que estamos promovendo, fazem com que o morador seja inserido no mercado de trabalho ou até comece a trabalhar de forma espontânea, gerando renda para ele. Este é um pedido do prefeito Elinaldo, para que possamos resgatar a dignidade da nossa gente”, explicou o secretário.
Além de obter o certificado, as formadas no curso também receberão um kit com diversos materiais de corte e costura, como tesoura, linha, agulha, fita métrica e papel de molde, para iniciarem suas atividades na profissão.
PTS – O Projeto Técnico Social (PTS) é desenvolvido pela Prefeitura de Camaçari, através da Sehab, em parceria com a Caixa Econômica Federal e empresas privadas. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver, para as famílias beneficiárias do programa federal Minha Casa Minha Vida, ações e atividades que promovem a inclusão social e produtiva, tendo em vista garantir a habitabilidade familiar e comunitária, a geração de renda e, consequentemente, a sustentabilidade do projeto.
Entre as diversas fases do PTS está a Geração de Trabalho e Renda (GTR), que busca realizar uma qualificação profissional para os beneficiários do programa federal. Entre os cursos oferecidos estão: informática, vigilante, assistente de logística, recepcionista, auxiliar administrativo, manicure, corte e costura, eletricidade, AutoCAD, operador de caixa, entre outros.

Ao todo, 30 mulheres serão certificadas pelo curso - Foto: Reprodução