Fabiana Azevedo de Carvalho, mãe de Samuel Carvalho, de sete meses, aproveitou a manhã desta quinta-feira (13/08) para imunizar o filho no primeiro dia das campanhas de vacinação contra Poliomielite e de Multivacinação, na USF (Unidade de Saúde da Família) do bairro Phoc. “Moro no Phoc II e com a nova unidade ficou mais fácil trazer meu filho para tomar vacina”, afirmou a dona de casa, que também é mãe de uma menina de 15 anos.
As campanhas têm como público-alvo crianças menores de cinco anos. A meta da Sesau (Secretaria da Saúde) é vacinar 18.436 crianças até o dia 31 de agosto.
Para a mãe de Miguel Arthur, de oito meses, Joelice Cipriano da Cruz, de 23 anos, manter atualizada a caderneta de vacinação da criança é de extrema importância. “Procuro cumprir a agenda das vacinas do Miguel, porque é fundamental para a saúde dele”, disse a moradora do bairro Phoc II.
Os pais ou responsáveis devem levar os filhos às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, munidos do documento de identificação da criança e da caderneta de vacinação.
A dose contra a poliomielite assegura a erradicação da paralisia infantil, enquanto a multivacinação vai atualizar o calendário de vacina e garantir a interrupção da cadeia de transmissão das doenças, através das doses da BCG (tuberculose), hepatite B, pentavalente (DTP/Hib/HB), rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), DTP (difteria, tétano e coqueluche) e poliomielite.
DIA D
Sábado (15/08), a Prefeitura, através da Sesau (Secretaria da Saúde), realiza a abertura oficial do Dia D das campanhas na UBS do bairro Gleba E, às 9h. A iniciativa, que contará com a participação dos personagens Zé Gotinha e da Maria Gotinha, segue até às 17h, sem interrupção, em todas as UBSs e USFs do Município, além de 22 postos volantes montados em locais estratégicos da cidade. Mais de 500 profissionais de saúde participam das campanhas.