A eleição da mesa diretora do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) para o biênio 2018/2019 foi a principal pauta da segunda reunião do órgão em 2017, que ocorreu na tarde de terça-feira (07/11), no auditório 3 da Cidade do saber. Na ocasião, foram empossados como presidente, vice-presidente e secretário executivo, o secretário do Desenvolvimento Econômico de Camaçari, Sérgio Vilalva, Claudia Giudice, proprietária de um meio de hospedagem em Arembepe, e Tiago Giffoni, coordenador de Turismo do município, respectivamente.
A mesa foi eleita pelos titulares do conselho, que é composto por membros do poder Executivo e representantes setoriais, a exemplo de bares e restaurantes, meios de hospedagem, comunidade quilombola, transportadora turística, de agências e operadoras, instituições públicas e de turismólogos. No total, o Comtur é formado por 16 cadeiras.
Ainda como pauta da reunião, foram criadas duas subcomissões, uma para tratar sobre o plano de direcionamento estratégico do Comtur, e a outra para debater sobre a lei que institui o Fundo Municipal de Turismo. Os grupos farão reuniões extras com o objetivo de deliberar e trazer proposições para a próxima reunião do conselho, que ocorre sempre na segunda terça-feira de cada mês. A próxima será no dia 12 de dezembro, às 14h, na sede da Associação dos Condomínios de Guarajuba (Ascon).
A primeira reunião do órgão foi no dia 26 de setembro, na Casa do Trabalho, e teve como pauta a definição dos titulares e suplentes do conselho, feita através de indicações da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), do trade turístico e de associações.
O secretário da Sedec e também presidente do Comtur, Sérgio Vilalva, ressaltou a importância do conselho para consolidação e construção das políticas públicas do segmento turístico. “O Comtur ficou muitos anos desativado e mobilizá-lo, sem dúvidas, é uma decisão acertada e vai contribuir para um maior desenvolvimento do município”, ponderou.

Reunião COMTUR -