As merendeiras que atuam na rede municipal de ensino participaram do treinamento de manipulação de alimentos. A iniciativa aconteceu nesta segunda-feira (27/01) e reuniu 250 profissionais no auditório 3 da Cidade do Saber.
O prefeito Ademar Delgado, que fez questão de prestigiar o treinamento, lembrou a importância das profissionais para educação municipal. “O trabalho de vocês é essencial para o bom desempenho dos estudantes. Espero que continuem fazendo merendas saborosas e saudáveis e que isso repercuta positivamente no processo de aprendizagem deles”, afirmou.
De acordo com o secretário da Educação, Luiz Valter de Lima, “a capacitação tem objetivo aperfeiçoar as práticas de manipulação dos alimentos e promover a formação continuada das merendeiras”. O coordenador de Alimentação Escolar da Seduc (Secretaria da Educação), Mario Barbosa, informou que o treinamento também promove a troca de experiências.
O conteúdo programático da capacitação aborda temáticas voltadas para a higienização pessoal, de ambientes e utensílios, armazenamento dos alimentos, preparo das refeições, exposição, consumo final e legislação de alimentos. A atividade teve duração de 4 horas.
Há 20 anos, Ana Maria dos Santos é merendeira da rede municipal de ensino. Ela falou com orgulho do trabalho que exerce e parabenizou a Prefeitura pela iniciativa do treinamento. “Apesar do longo tempo na profissão, é sempre bom adquirir novos conhecimentos”, disse.
A merendeira concursada e no cargo há dois meses, Renilda Lopes, também elogiou a Seduc pela atividade. “É um momento de interação, isso mostra a preocupação da Prefeitura em investir nas profissionais e consequentemente na qualidade da merenda”.