Memorial conta história do Pólo de Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 09/07/2008 10:07:04

A população de Camaçari agora conta com mais um instrumento de cultura, informação e lazer. Com o Memorial do Pólo, crianças, jovens e adultos vão poder conhecer um pouco mais da história do Município e do Complexo Industrial, responsável por parte do desenvolvimento da cidade e por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia.

O espaço, de aproximadamente 200 metros quadrados, mostra de forma interativa e dinâmica a instalação e o crescimento do Pólo. Modernos recursos de multimídia, jogos interativos, painéis, fotos, mapas e documentários ajudam a contar a história do complexo, desde a implantação, como unidade de produção petroquímica, até a ampliação e transformação no maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul, com instalação de fábricas de automóveis, pneus, CD e DVD.

O centro de referência e informação também mostra o processo de transformação da matéria-prima até chegar a casa das pessoas, como tintas, detergentes, plásticos, carros e materiais feitos através de produtos recicláveis. Para o superintendente geral do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), Mauro Guimarães Pereira, o memorial “marca uma nova fase de relacionamento entre as empresas do Pólo e a população do Município”.

A idéia é informar de forma didática e lúdica os benefícios sócio-econômicos através da geração de emprego, renda e de produtos e serviços que fazem parte do cotidiano. O complexo industrial de Camaçari, que gera cerca de 15 mil empregos diretos e 20 mil indiretos, é formado por mais de 90 empresas de variados setores, como automotivo, pneus, metalúrgico, têxtil, celulose e serviços.

Inaugurado na noite de terça-feira (08/07), o memorial funciona na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro. A visitação é gratuita e aberta a toda população. Escolas que desejarem conhecer o espaço devem agendar visita.

O centro funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e conta com cinco monitores capacitados. Idealizado do Cofic, o projeto foi desenvolvido pela museóloga Ângela Petitinga e pelo arquiteto Chico Mazzoni, da Doc-Expõe Gestão Museológica e Documental.

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 12 de abril de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 12 de abril de 2021

STT inicia semana com retomada de vistorias de táxis

STT inicia semana com retomada de vistorias de táxis

Sesp faz visita técnica na Av. Camaçari para tratar sobre iluminação

Sesp faz visita técnica na Av. Camaçari para tratar sobre iluminação

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.